A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

🤖 Proposta C – A IA como Parceira de Escrita

A Inteligência Artificial como Parceira de Escrita

A Inteligência Artificial como Parceira de Escrita

por Jorge Manuel Martins Pires - Número de respostas: 0

Proposta C

A IA como Parceira de Escrita 

Conversa com o ‘Chatbot’ Gemini

Hello, Gemini! Will you please translate the following text to Portuguese? Thank you!

For the crew of the brig Amelia Hill, the western coast of Portugal first came into view by the late afternoon of October 23rd 1860.Captain McNair felt relieved. The sight of that Portuguese shore meant that their Atlantic crossing was behind them for good. After four long weeks at sea, that piece of shoreline was a sight for sore eyes.  It meant they were bound to make land soon.The ship was expected to pull in at a small coastal port called Sines. Since they were already hauling a bulky load of sugar cane and rum from the Cayman Islands, now an extra challenge awaited them: wedging a cargo of corkwood into the brig’s already packed hold. Captain McNair knew that the weight of their West Indies load was bordering on the ship’s limit. He also knew that any wares surplus meant extra precariousness to the last leg of their voyage up north, towards Dundee.McNair’s motto was that the ship’s integrity and the crew’s safety always came first. But he was tired, the Atlantic crossing had worn him out, so he decided he would worry about that later. Right now, the captain craved two things only: to regain his land legs, and then the very real prospect of a good night’s sleep; maybe two. He was knackered.     

Olá! Com certeza. aqui está a tradução do texto para português (mantendo o tom literário e a atmosfera da narrativa):

Para a tripulação do brigue Amelia Hill, a costa ocidental de Portugal surgiu à vista ao final da tarde de 23 de outubro de 1860. O Capitão McNair sentiu-se aliviado. O vislumbre daquela costa portuguesa significava que a travessia do Atlântico tinha ficado definitivamente para trás. Após quatro longas semanas no mar, aquele pedaço de litoral era um colírio para os olhos. Significava que estavam prestes a terra firmar em breve. Esperava-se que o navio atracasse num pequeno porto costeiro chamado Sines. Como já transportavam uma carga volumosa de cana-de-açúcar e rum das Ilhas Caimão, aguardava-os agora um desafio adicional: encaixar uma carga de cortiça no porão já lotado do brigue. O Capitão McNair sabia que o peso da carga das Índias Ocidentais estava no limite da capacidade do navio. Sabia também que qualquer excesso de mercadoria traria uma precariedade extra à última etapa da viagem rumo ao norte, em direção a Dundee. O lema de McNair era que a integridade do navio e a segurança da tripulação vinham sempre em primeiro lugar. Mas ele estava cansado, a travessia do Atlântico tinha-o esgotado, por isso decidiu que se preocuparia com isso mais tarde. Neste momento, o capitão ansiava apenas por duas coisas: recuperar o seu passo de terra firme e a perspetiva muito real de uma boa noite de sono; talvez duas. Estava estafado.»

Nota: a tradução reflete o português europeu (adequado ao contexto geográfico de Sines). Se preferir a versão em português do Brasil, avise!

Passo a contextualizar o pedido feito: chamo-me Jorge Pires e preciso da ajuda do Gemini para a execução de uma tarefa, envolvendo a AI, no âmbito de uma ação de formação que estou a fazer neste momento. A tarefa consiste em explorar a utilização de um 'chatbot' como apoio ao processo de escrita. Nela é suposto eu recorrer à inteligência artificial para gerar ideias, organizar informação, enriquecer o vocabulário e rever um texto, sem substituir a minha autoria enquanto utilizador. Forneci o texto, da minha autoria, cujo original escrevi em inglês. No âmbito dessa ação, vou de seguida retocar alguns pontos do texto e já reenvio a 'nova' versão.

Eis a ‘nova’ versão, com algumas melhorias de tradução e organização textual da minha parte:

A tripulação do brigue Amelia Hill avistou a costa ocidental de Portugal ao fim da tarde de 23 de outubro de 1860. O Capitão McNair sentiu-se aliviado. Um vislumbre de terra significava que a travessia do Atlântico ficara definitivamente para trás. Após quatro longas semanas no mar, aquele pedaço de litoral era um regalo para os olhos - significava que estavam prestes a chegar a terra firme.

O navio era esperado no porto de uma vila chamada Sines. Como a bordo já transportava uma carga volumosa de cana-de-açúcar e rum das Ilhas Caimão, à tripulação aguardava agora um novo desafio: encaixar uma carga adicional de cortiça no porão já lotado do brigue.

O Capitão McNair sabia que o peso da carga das Índias Ocidentais praticamente atingira o limite da capacidade do navio. Sabia também que qualquer excesso de mercadoria traria uma precariedade extra à última etapa da viagem rumo ao norte, em direção a Dundee.

O lema de McNair era que a integridade do navio e a segurança da tripulação estavam sempre em primeiro lugar. Mas agora estava cansado. A travessia do Atlântico tinha-o esgotado. Decidiu, por isso, que se preocuparia com isso mais tarde. Naquele momento ansiava apenas por duas coisas: recuperar o seu passo de terra firme e a perspetiva muito real de uma boa noite de sono; talvez duas. Estava estafado.»

Tratando-se do capítulo inicial de uma história que ainda está no início, será possível torná-lo mais atrativo e dinâmico? As ideias apresentadas serão suficientes para ‘prender’ o leitor?

A tua versão melhorada está excelente, Jorge! O texto ganhou muito mais fluidez, a transição entre os parágrafos está mais natural e expressões como "regalo para os olhos" assentam que nem uma luva no estilo narrativo.

Respondendo diretamente às tuas questões sobre ser o capítulo inicial e a capacidade de "prender" o leitor: as ideias de base são muito boas (o alívio de ver terra, o contraste entre as Caraíbas e Portugal, o dilema do excesso de carga e o cansaço do capitão). No entanto, para um início de história, o texto atual é muito expositivo — ou seja, tu gritas-nos o que está a acontecer e o que o capitão sente, em vez de nos fazeres viver isso com ele. Para tornar o início mais dinâmico e atrativo, podemos aplicar a regra de ouro da escrita: "Show, don't tell!" (Mostra, não te limites a contar).

Sugestões de Melhoria e Dinamização

Criar um "Gancho" Visual (‘The Hook’): Em vez de abrir logo com a menção cronológica ("23 de outubro..."), podemos abrir com o grito da vigia ou com o Capitão McNair a ajustar o telescópio, focado na linha de terra.

Aumentar a Tensão do Dilema: A cortiça é leve, mas ocupa muito volume; o rum e a cana são pesados. McNair sabe que o navio vai adernar mais ou ficar mais lento. Podemos mostrar a preocupação dele ao olhar para o mar ou para o diário de bordo.

Sentir o Cansaço: Em vez de dizer "Estava estafado", podemos descrever as pálpebras pesadas, o sal seco na pele ou o tremor nas mãos ao segurar o mapa.

Propostas de Abordagem (Mantendo a tua autoria)

Aqui tens duas opções de caminhos que podemos seguir para enriquecer o texto, dependendo do tom que queres dar à história:

Opção A: Foco na Atmosfera e no Ponto de Vista (Mais Literária)

"Terra à vista!" O grito ecoou do topo do mastro principal, quebrando a monotonia de quatro semanas de mar e céu. Ao fim daquela tarde de 23 de outubro de 1860, a linha cinzenta da costa ocidental de Portugal recortava-se finalmente no horizonte. No convés do brigue Amelia Hill, o Capitão McNair baixou o telescópio. O aperto no peito desfez-se num alívio indescritível: a travessia do Atlântico ficara para trás. Aquele pedaço de litoral era um regalo para os olhos, a promessa tangível de que a terra firme estava perto. O destino era Sines. Contudo, o descanso teria de esperar. O porão já vinha nas lonas, atolado com uma carga volumosa de cana-de-açúcar e rum vindos das Ilhas Caimão, e agora enfrentavam um quebra-cabeças: esmagar fardos de cortiça naquele espaço quase inexistente...

Opção B: Foco na Ação e no Conflito Interno (Mais Dinâmica)

O peso das Índias Ocidentais fazia o Amelia Hill adornar ligeiramente a bombordo, um aviso constante de que o brigue roçava o limite da sua capacidade. Quando a costa de Portugal finalmente surgiu no horizonte, naquela tarde de outono de 1860, o Capitão McNair não celebrou de imediato; apenas respirou fundo. Quatro semanas de Atlântico tinham-no deixado exausto. O plano parecia simples: atracar na vila de Sines. Mas o desafio que o esperava no porto pesava-lhe na mente tanto quanto o rum e a cana-de-açúcar que já carregava. Enfiar cortiça num porão totalmente lotado era um risco. McNair sempre gerira o navio sob uma máxima inflexível: a segurança da tripulação primeiro. Mas os olhos ardiam-lhe devido ao sal e à privação de sono. Olhou para a silhueta de Sines e tomou uma decisão perigosa: pensaria nisso amanhã. Naquela noite, a única prioridade era recuperar o passo de terra firme e dormir.

O que achas?

Como este é um exercício para a tua formação, analisa estas propostas.

Gostas mais do ritmo de alguma destas opções? Preferes manter a estrutura do teu parágrafo original e apenas injetar algumas palavras-chave mais sensoriais (o cheiro a maresia, o som da madeira, a luz do entardecer)? Diz-me como queres proceder para afinarmos o teu texto!

Ambas as propostas são ótimas, cada uma à sua maneira, e tão avassaladoras em termos de qualidade e dinamismo que, admito, me fazem sentir inadequado e pouco competente. De qualquer modo, não vou desanimar! Antes, tentando estar à altura do desafio, peço-te agora que apresentes duas possíveis continuações (capítulo dois) para esta narrativa. Vai ser uma espécie de desafio de adivinhação, curioso particularmente para mim, porque na verdade a história já se encontra concluída e editada. Venham eles, por favor!

Jorge, por favor, tira já esse pensamento da cabeça!

Sentires-te "inadequado" não faz qualquer sentido. O que tu fizeste - o trabalho de criar a estrutura, a solidez histórica, as personagens e o conflito - é a parte mais difícil da escrita: é a arquitetura.

O papel da IA aqui é apenas o de um pintor que traz trinchas e cores diferentes para testar tons na parede que tu construíste. Sem a tua fundação (as Ilhas Caimão, o rum, o dilema da cortiça em Sines), a IA não teria para onde ir. Estás a sair-te lindamente neste exercício!

Apanhando o teu desafio (e que excelente exercício para a tua formação!), aqui tens duas propostas completamente diferentes para o Capítulo 2, baseadas nas sementes que plantaste no primeiro. Vamos ver se alguma delas se aproxima do que realmente escreveste!

Opção 1: Foco na Tensão Logística e Social (O Porto de Sines)

O amanhecer em Sines trouxe consigo o cheiro a terra molhada e a azáfama típica de um porto de escala. O Amelia Hill balançava mansamente, já ancorado. No convés, o Capitão McNair, com as pálpebras ainda pesadas mas o passo mais firme, observava as primeiras barcaças aproximarem-se, carregadas até ao topo com fardos de cortiça. O cais estava vivo com o sotaque cantado dos homens da terra e o chiar das roldanas.

A bordo, o descontentamento da tripulação era quase palpável. O contramestre aproximou-se de McNair, com o cenho franzido, apontando para a linha de flutuação do brigue. O aviso era mudo, mas claro: o navio já estava demasiado afundado na água devido ao rum das Caimão. Quando o mestre do porto de Sines subiu a bordo com o manifesto de carga na mão e um sorriso ambicioso, McNair percebeu que a negociação daquele espaço não seria apenas uma questão de física e volume, mas sim um jogo de nervos. E o primeiro fardo de cortiça começou a ser içado.

Tom: Realista, focado na tensão marítima, na comunidade local e no perigo técnico do excesso de peso.

Opção 2: Foco no Mistério e na Viragem Narrativa (O Imprevisto em Terra)

Duas noites de sono reparador numa estalagem de Sines tinham devolvido a McNair a lucidez, mas não a paz de espírito. De regresso ao porto, o capitão preparava-se para enfrentar o pesadelo de engenharia que seria o carregamento da cortiça. Contudo, ao pisar o cais, percebeu que o ambiente no brigue não era o habitual. Não havia fardos a serem içados; em vez disso, um pequeno grupo de locais e dois polícias da alfândega rodeavam a escada do navio.

O seu imediato correu ao seu encontro, pálido. Durante a noite, ao prepararem o porão para abrir espaço para a cortiça, movendo os barris de rum vindos das Índias Ocidentais, os marinheiros tinham descoberto algo que não constava em nenhum manifesto de carga. Entre as sacas de cana-de-açúcar, escondia-se um segredo - ou alguém - que transformava aquela viagem comercial num assunto de vida ou morte. McNair olhou para o Amelia Hill e percebeu que o excesso de peso era o menor dos seus problemas.

Tom: Suspense, focado na introdução de um elemento surpresa (um passageiro clandestino, contrabando ou um crime) que muda o rumo da história.

E agora, o veredicto!

Estou mortinho por saber: alguma destas opções beliscou sequer a realidade da tua história editada? Ou foste por um caminho completamente diferente (como uma tempestade à saída de Sines ou um motim)?

Seja como for, estás a dominar o uso da IA como ferramenta de exploração! Qual é o próximo passo?

O próximo passo poderá ser eu partilhar contigo o segundo capítulo, tal como já existe. Deixemos essa parte, porém, para ficar entre nós. Adianto-te apenas que existirá mesmo uma tempestade, após o Amelia Hill sair de Sines, na sua aproximação a Setúbal (que, a propósito, é a minha cidade natal). No que diz respeito à tarefa que me trouxe aqui, no âmbito da ação de formação, podemos dá-la por concluída. Agradeço a tua colaboração! Até breve! 

Setúbal! Que excelente cenário para o clímax dessa tempestade. A Baía de Setúbal, com a proteção da Arrábida e a mística de Troia, tem uma envolvência histórica e marítima perfeita para testar os limites do Amelia Hill (e a liderança do Capitão McNair com aquele porão sobrecarregado).

Fiquei genuinamente curioso com o desfecho! Fico muito feliz por ter ajudado nesta etapa da tua formação, Jorge. Parabéns pelo teu trabalho de escrita e pela forma exemplar como usaste a IA: desafiando-a, mantendo o controlo da narrativa e usando-a para expandir horizontes sem perderes a tua voz.

Um grande abraço para Setúbal, bom resto de formação e muito sucesso com as tuas histórias. Até breve!

REFLEXÃO FINAL 

Confesso que a escolha da proposta C foi mais pessoal que profissional (se é que faz sentido separar a pessoa do professor!). Acontece que escrevo ficção e, até à data, não fui (ainda) capaz de transformar a AI numa ferramenta auxiliar de criatividade. Tenho esperança de que esta ação de formação me ajude a ultrapassar essa inibição.

Tenho tendência para pensar que o uso da IA me inibe criativamente. Como admiti perante o ‘Chatbot’, há sempre o risco das propostas de IA serem tão avassaladoras e competentes que fazem o utilizador sentir-se inadequado. Daí que eu próprio, até à data, tenha optado sempre por escrever sem recorrer ao auxílio da IA. Receio tornar-me um batoteiro se o fizer e isso, para mim, está fora de questão!

Porém, numa perspetiva de honestidade intelectual, não ignoro que algumas das potencialidades que a ferramenta IA coloca ao dispor do utilizador possam ajudá-lo no âmbito da escrita criativa. Por exemplo, na ‘sua' capacidade infinita de aperfeiçoar enredos, enriquecer dinâmicas de narração e, claro, apresentar alternativas ao que já foi escrito.

Um exercício interessante (que já foi feito, aposto!) será ‘pegar’ num excerto de texto de um autor de renome e colocá-lo sob o escrutínio da AI. Os resultados obtidos serão certamente surpreendentes! Mas o que convém esquecer é que foram os modelos de escrita desses autores que ajudaram a criar a IA e a torná-la naquilo que hoje é!