Inscrevi-me nesta formação com o intuito de reforçar a articulação entre a minha prática letiva e a biblioteca escolar, reconhecendo-a como um centro de aprendizagem fundamental para o desenvolvimento das literacias do século XXI. Considero que a primeira sessão foi crucial para refletirmos sobre a BE como um lugar físico e virtual de diversificação de fontes e um espaço de transversalidade para a inclusão escolar e social.
Através da análise SWOT que desenvolvemos, identificamos estratégias para lidar com variáveis sociodemográficas e potenciar as literacias da leitura, dos média, da informação e digital de forma integrada no currículo. O meu objetivo final é aprofundar o conhecimento sobre o referencial "Aprender com a biblioteca escolar" e, num espírito de trabalho colaborativo entre professores, desenvolver o projeto de articulação curricular previsto para as sessões práticas. Estou certa de que esta partilha de experiências e a experimentação de novas metodologias serão essenciais para promover o pensamento crítico, o prazer da leitura e o sucesso educativo dos meus alunos.