A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Ser professor na Multiculturalidade

Ser professor na Multiculturalidade

por Rosa Matias Matias - Número de respostas: 0

Ser professor continua a ser aquele desafio amargo e doce que preenche os nosso dias. Digo sempre " eu sou suspeita, porque sinto-me muito feliz, sendo professora". Há quem diga que tenho sorte... sorte de gostar... sorte de ser de uma área que os miúdos gostam...eu acho que realmente tenho muita sorte, porque amo aquilo que faço, o que sou quando estou numa sala de aula. A multiculturalidade nas escolas deixa transparecer algum desconforto. A vinda de alunos que não dominam a lingua portuguesa; com hábitos muito diferentes dos nossos; cultura; religião e a língua, o que mais impede o sucesso destes meninos.

Mais uma vez, tenho sorte... Os meus alunos são bons meninos, também tenho alunos migrantes e também eles são bons meninos, na sua maioria brasileiros; peruanos e indianos São interessados e empenhados, comunicamos num misto de inglês e português, sim porque a escola é portuguesa, é preciso aprender. Está tudo bem, é preciso estarmos de coração aberto para acolher estes alunos que procuram uma nova oportunidade de ser feliz, como posso eu desvalorizar ou não dar o meu melhor?