Quem sou? O que faço?
Sou Luca, até agora tenho trabalhado entre o jornalismo e a investigação académica e trabalho na escola desde setembro de 2025. Atualmente, sou professor contratado na Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, onde leciono Filosofia e Área de Integração a alunos do 10.º e 11.º anos.
O que faço aqui (na formação)? Por que razão estou aqui?
Sou professor contratado e não tenho qualquer formação pedagógica para o ensino (apenas fiz uma disciplina de pedagogia na minha licenciatura em filosofia na Itália). Em particular, a turma de ensino profissional, onde leciono a disciplina de Área de Integração, é composta por alunos de origens muito diversas, provenientes de mais de 10 países, como Moçambique, Cabo Verde, Nepal, Angola, Brasil, Venezuela, Guiné-Bissau, etc. A experiência deste ano foi muito enriquecedora, mas deixou-me claro a necessidade de iniciar um percurso de formação, participação e partilha com outros colegas sobre temas de pedagogia e sobre como trabalhar em contextos interculturais com estratégias e técnicas compartilhadas e experimentadas.
Porque vim por este caminho / quem me trouxe?
Encontrei a associação, na qual já me inscrevi, e o curso de formação na Internet, porque procurei especificamente um curso sobre interculturalidade.
Para onde vou?