A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

Diário de Bordo - Uma viagem de Aprendizagem e Transformação

Re: Diário de Bordo - Uma viagem de Aprendizagem e Transformação

por Carla Manuela da Silva Pereira - Número de respostas: 0
Sou licenciada em ensino de Português e Alemão desde 2001, mas na verdade só estou no ensino há pouquíssimo tempo. Leciono Alemão e este ano pela primeira vez também PLNM o que tem sido para mim um verdadeiro desafio e talvez a principal causa da minha inscrição nesta formação. Sinto muito a necessidade de ver se estou ou não a fazer um bom trabalho. Sou alguém em construção que aprendeu que a identidade não é fixa, mas sim dinâmica, moldada pelo contacto com o outro. Penso que esta formação me irá permitir esse contacto e me mostrar se estou a acolher e integrar bem os meu afegãos.
Estou aqui para aprender. Na educação, a interculturalidade convida-me a olhar para além das nossas referências habituais, a questionar-me o que tomávamos como certo e abrir espaço para diferentes formas de ver o mundo, de ver a cultura e hábitos dos meus alunos.
Cheguei aqui através de uma colega que me falou muito bem desta associação . Foi também o desejo de compreender melhor o outro que me levou a sair da minha zona de conforto.
Vou em direção a um caminho onde a aprendizagem nunca termina. Um caminho feito de partilhas, encontros e escutas, e sobretudo sempre atenta aos que sabem mais que eu. Nesta formação, já deu para ver que estou a aprender imenso com a partilha dos colegas.
Levo comigo a aprendizagem e a consciência de que não existe uma verdade, uma cultura ou uma maneira correta de ensinar.