Quem sou? O que faço?
Sou professora de Inglês no Ensino Secundário, mas costumo dizer que sou mais do que a minha função profissional. Sou muitas pessoas. Sou aquela que muda vidas e faz tudo para marcar o percurso dos seus alunos. Sou o resultado das minhas experiências, valores, aprendizagens e das relações que construo diariamente com os outros. No contexto de multiculturalidade na educação, reconheço-me como alguém em constante transformação, aberta à diversidade e ao diálogo intercultural.
Além disso, também assumo vários papéis. Sou a mediadora entre diferentes culturas, perspetivas e formas de estar no mundo. Procuro compreender os meus alunos nas suas singularidades, valorizando as suas origens e promovendo um ambiente inclusivo onde todos se sintam representados e respeitados. Esta reflexão sobre “quem sou” leva-me a reconhecer tanto a minha identidade cultural, como os meus preconceitos e desafios, encarando-os como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Em suma, sou a pessoa que constrói pontes porque acredito que, “na educação, cada encontro entre diferenças é uma oportunidade de diálogo, compreensão e transformação - o verdadeiro caminho do espírito Ubuntu.”
O que faço aqui (na formação)? Por que razão estou aqui?
Estou aqui nesta formação como aprendiz porque gosto de escutar, partilhar experiências e discutir ideias com outros colegas, enriquecendo a minha visão sobre educação em contextos multiculturais.
Sabemos que a crescente diversidade cultural nas escolas torna essencial compreender melhor os alunos porque cada um chega às escolas com as suas origens, a sua religião, a sua etnia, os seus valores e formas de ver o mundo. Acredito que esta formação permitira adquirir ferramentas para saber lidar com essa diversidade de forma mais consciente e inclusiva.