Quem sou? O que faço?
Sou professora de Inglês no Ensino Secundário, mas costumo dizer que sou mais do que a minha função profissional. Sou muitas pessoas. Sou aquela que muda vidas e faz tudo para marcar o percurso dos seus alunos. Sou o resultado das minhas experiências, valores, aprendizagens e das relações que construo diariamente com os outros. No contexto de multiculturalidade na educação, reconheço-me como alguém em constante transformação, aberta à diversidade e ao diálogo intercultural.
Além disso, também assumo vários papéis. Sou a mediadora entre diferentes culturas, perspetivas e formas de estar no mundo. Procuro compreender os meus alunos nas suas singularidades, valorizando as suas origens e promovendo um ambiente inclusivo onde todos se sintam representados e respeitados. Esta reflexão sobre “quem sou” leva-me a reconhecer tanto a minha identidade cultural, como os meus preconceitos e desafios, encarando-os como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Em suma, sou a pessoa que constrói pontes porque acredito que, “na educação, cada encontro entre diferenças é uma oportunidade de diálogo, compreensão e transformação - o verdadeiro caminho do espírito Ubuntu.”
O que faço aqui (na formação)? Por que razão estou aqui?
Estou aqui nesta formação como aprendiz porque gosto de escutar, partilhar experiências e discutir ideias com outros colegas, enriquecendo a minha visão sobre educação em contextos multiculturais.
Sabemos que a crescente diversidade cultural nas escolas torna essencial compreender melhor os alunos porque cada um chega às escolas com as suas origens, a sua religião, a sua etnia, os seus valores e formas de ver o mundo. Acredito que esta formação permitira adquirir ferramentas para saber lidar com essa diversidade de forma mais consciente e inclusiva.
Outro motivo importante é a necessidade de promover a igualdade de oportunidades. Ao aprofundar conhecimentos sobre interculturalidade, espero conseguir identificar e combater estereótipos, preconceitos e possíveis desigualdades dentro da sala de aula.
Inscrevi-me na formação para questionar e complementar as minhas próprias perspetivas, reconhecer e poder explicar possíveis preconceitos e desenvolver uma maior consciência cultural. Gostaria de compreender melhor a diversidade presente na sala de aula, explorando estratégias que promovam a inclusão, a equidade e o respeito pelas diferentes identidades dos alunos.
O que faço aqui é (re)construir a minha prática docente, com o objetivo de criar um ambiente educativo mais justo, inclusivo e sensível à diversidade cultural.
Em suma, inscrevi-me na formação para compreender melhor, debater mais, ensinar melhor e contribuir para uma escola mais justa, inclusiva e consciente da diversidade.
Por que razão vim por este caminho?
Inscrevi-me por iniciativa própria porque reconheço a crescente diversidade cultural na minha sala de aula e senti necessidade de compreender melhor os meus alunos nas suas diferentes realidades.
Procurei esta formação para desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas, que valorizem todas as identidades e promovam o sucesso de todos. Inscrevi-me com o objetivo de refletir sobre a minha própria identidade cultural e sobre a forma como ela influencia a minha prática docente. Além disso, senti necessidade de adquirir, por um lado, estratégias para lidar com situações de preconceito, discriminação ou conflito cultural em contexto escolar e, por outro, ferramentas que me ajudem a criar um ambiente educativo mais justo, onde todos os alunos se sintam representados e respeitados.
O meu objetivo é tornar-me uma pessoa e professora mais consciente, com vontade de aprender e crescer profissionalmente, acompanhando as exigências de uma escola cada vez mais diversa. Esta formação surgiu como uma oportunidade de partilhar experiências com outros docentes e enriquecer a minha prática através da reflexão conjunta.
Para onde vou?
Esta formação leva-me numa viagem que bifurca entre o passado, o presente e o futuro, na medida em que me coloca numa posição de um maior conhecimento de mim própria (das minhas crenças e valores enquanto ser individual) e do meu fazer pedagógico.
A formação conduz-me, assim o espero, a uma maior consciência crítica sobre o meu papel na promoção de uma educação mais justa e inclusiva. Leva-me também a transformar a minha prática pedagógica, tornando-a mais sensível à diversidade cultural presente na sala de aula.
Quero caminhar no sentido de criar ambientes de aprendizagem onde todos os alunos se sintam valorizados, respeitados e incluídos. Quero encontrar orientações e perspetivas para o desenvolvimento de competências interculturais: maior empatia, capacidade de escuta, abertura ao diálogo e gestão construtiva da diferença.
Mais do que um destino fechado, esta viagem leva-me a um percurso contínuo de aprendizagem e reflexão. Leva-me a ser uma pessoa e professora mais adaptável e mais comprometida com a construção de uma escola que acolhe a diversidade como uma oportunidade para uma riqueza.
Em síntese, esta formação está a ajudar-me a evoluir - enquanto profissional e enquanto pessoa - e a contribuir ativamente para uma educação mais humana e inclusiva.
O que levarei comigo?
Levarei comigo novas perspetivas sobre a diversidade e uma maior consciência do meu papel enquanto professora num contexto multicultural. Levarei aprendizagens que me ajudarão a olhar para os meus alunos de forma mais atenta, valorizando as suas identidades, histórias e experiências.
Levarei também estratégias práticas para promover a inclusão, gerir a diferença e criar um ambiente de respeito e diálogo na sala de aula. Mais do que estratégias, levarei uma atitude que assenta na mudança e na luta por um mundo melhor.
Também levarei comigo novas dúvidas que surgiram, interrogações e muita vontade de continuar a aprender, porque esta formação não irá terminar aqui!
Em suma, levarei um compromisso renovado com uma educação mais justa, mais consciente e verdadeiramente inclusiva.