A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo

“Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo” – Projeto interdisciplinar “De Onde Venho, Para Onde Vou”

“Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo” – Projeto interdisciplinar “De Onde Venho, Para Onde Vou”

por Carla Filipa Ferreira Bernardes - Número de respostas: 0

O projeto designado “De Onde Venho, Para Onde Vou” – destinado a alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.

Objetivos:

• Compreender o fenómeno das migrações ao longo do tempo;
  • Valorizar a diversidade cultural como riqueza social;
  • Desenvolver atitudes de respeito pelos Direitos Humanos e pela diversidade cultural;
  • Desenvolver o pensamento crítico e empatia face a diferentes realidades.

Os alunos devem desenvolver um levantamento sobre as diferentes nacionalidades presentes em contexto escolar. Os alunos devem pesquisar informação sobre os diferentes países e recorrer a testemunhos reais de migrantes que retratem a sua experiência até chegar a Portugal. Recolhida esta informação, as diferentes disciplinas trabalham o tema de acordo com as aprendizagens essenciais da sua área disciplinar:

• Ciências Naturais: estudo sobre as condições de vida e saúde das populações migrantes; estudo sobre as migrações forçadas motivadas por várias razões (políticas, naturais, guerras, …);
  • Educação Visual: preparação do layout da exposição; preparação de material necessário à exposição tendo por base o tema sobre a diversidade cultural;
  • Português: pesquisa e/ou produção de textos narrativos sobre migrações;
  • História: contextualização histórica das migrações forçadas, colonialismo, escravatura, Holocausto e outras formas de discriminação;
  • Geografia: pesquisa sobre as rotas migratórias, as causas e as consequências das migrações, as desigualdades de desenvolvimento. Elaboração de mapas que representem os fluxos migratórios;
  • Educação Física: exploração de ritmos e danças tradicionais dos vários países existentes na comunidade escolar;
  • Inglês: pesquisa e/ou produção de textos narrativos sobre migrações em língua inglesa.
  • Matemática: Análise estatística de dados sobre migrações, tendo em vista a construção gráficos/ infografias;
  • Físico-Química: pesquisa sobre o impacto ambiental das migrações (deslocação de populações, produção de resíduos, utilização da água em campos de refugiados/locais de acolhimento, …);
  • Cidadania e Desenvolvimento: Debate articulado sobre a migração e Direitos Humanos.

Este trabalho interdisciplinar deverá levar o aluno a questionar “Quem sou eu?”, “Quais são as minhas origens?”, “Como perspetivo o meu futuro”, “Que papel tenho na integração da comunidade migrante?”