O projeto designado “De Onde Venho, Para Onde Vou” – destinado a alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.
Objetivos:
- Compreender o fenómeno das migrações ao longo do tempo;
- Valorizar a diversidade cultural como riqueza social;
- Desenvolver atitudes de respeito pelos Direitos Humanos e pela diversidade cultural;
- Desenvolver o pensamento crítico e empatia face a diferentes realidades.
Os alunos devem desenvolver um levantamento sobre as diferentes nacionalidades presentes em contexto escolar. Os alunos devem pesquisar informação sobre os diferentes países e recorrer a testemunhos reais de migrantes que retratem a sua experiência até chegar a Portugal. Recolhida esta informação, as diferentes disciplinas trabalham o tema de acordo com as aprendizagens essenciais da sua área disciplinar:
- Ciências Naturais: estudo sobre as condições de vida e saúde das populações migrantes; estudo sobre as migrações forçadas motivadas por várias razões (políticas, naturais, guerras, …);
- Educação Visual: preparação do layout da exposição; preparação de material necessário à exposição tendo por base o tema sobre a diversidade cultural;
- Português: pesquisa e/ou produção de textos narrativos sobre migrações;
- História: contextualização histórica das migrações forçadas, colonialismo, escravatura, Holocausto e outras formas de discriminação;
- Geografia: pesquisa sobre as rotas migratórias, as causas e as consequências das migrações, as desigualdades de desenvolvimento. Elaboração de mapas que representem os fluxos migratórios;
- Educação Física: exploração de ritmos e danças tradicionais dos vários países existentes na comunidade escolar;
- Inglês: pesquisa e/ou produção de textos narrativos sobre migrações em língua inglesa.
- Matemática: Análise estatística de dados sobre migrações, tendo em vista a construção gráficos/ infografias;
- Físico-Química: pesquisa sobre o impacto ambiental das migrações (deslocação de populações, produção de resíduos, utilização da água em campos de refugiados/locais de acolhimento, …);
- Cidadania e Desenvolvimento: Debate articulado sobre a migração e Direitos Humanos.
Este trabalho interdisciplinar deverá levar o aluno a questionar “Quem sou eu?”, “Quais são as minhas origens?”, “Como perspetivo o meu futuro”, “Que papel tenho na integração da comunidade migrante?”