O tema “A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias” leva-me a refletir sobre o papel fundamental que a educação assume desde os primeiros anos de escolaridade. No 1.º ciclo, as crianças encontram-se numa fase decisiva de construção de valores, atitudes e formas de olhar o outro, sendo, por isso, o momento privilegiado para intervir de forma intencional e significativa.
Foi precisamente na procura de projetos e estratégias para combater o racismo em contexto educativo que encontrei a obra “Anti-Racist Art Activities for Kids: 30+ Creative Projects that Celebrate Diversity and Inspire Change”, de Katie Kissinger. Este recurso revelou-se particularmente inspirador, ao apresentar propostas práticas, acessíveis e ajustadas à realidade das crianças, utilizando a expressão artística como ponto de partida para a reflexão e o diálogo.
No meu trabalho como professora de Inglês no 1.º ciclo, tenho procurado integrar este tipo de abordagem, promovendo atividades que incentivem o respeito pela diversidade, a valorização da identidade e o desenvolvimento da empatia. Através de desenhos, histórias, conversas orientadas e projetos colaborativos, os alunos são convidados a explorar temas como a igualdade, a inclusão e a justiça social, de forma concreta e significativa.
Estas práticas permitem não só abordar o tema da discriminação de forma preventiva, mas também criar um ambiente onde todas as crianças se sentem representadas e valorizadas. Ao dar espaço à expressão individual e ao diálogo, contribui-se para a desconstrução de estereótipos e para a construção de relações mais respeitadoras.