A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Felisberto Gomes de Almada - Número de respostas: 0

A educação é o processo pelo qual a sociedade transmite conhecimentos, competências e valores. Assumindo este ideal, a minha escola desempenha um papel importante no desenvolvimento das capacidades dos alunos e das comunidades. Sendo um espaço multicultural e intercultural, promove empatia, integração social e tolerância, contribuindo para reduzir desigualdades e combater estereótipos. Para prevenir atitudes discriminatórias e reforçar a inclusão, o Agrupamento dinamiza várias iniciativas. Destaca‑se a Semana AEAMS – “Envolve‑te”, com atividades como jogos em família, danças tradicionais, mindfulness, desafios literários, culinária solidária, “língua sem fronteiras” e ateliers criativos. Outro momento relevante é o evento “Envolve‑te no desporto sem barreiras”, onde os participantes experimentam modalidades adaptadas, como basquetebol em cadeira de rodas, boccia, goalball ou percurso sensorial. Além disso, a escola desenvolve projetos como Educação Sexual, Educação para a Cidadania, Semana Ubuntu, ações de formação, exposições, visitas de estudo, desporto escolar, teatro, palestras e intercâmbios. Todas estas práticas fortalecem a inclusão, a participação e o respeito pela diversidade.