A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Ana Margarida Direitinho de Oliveira Diogo - Número de respostas: 0

No Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, em Almada, a prevenção de atitudes discriminatórias é desenvolvida através de projetos de Cidadania e Desenvolvimento, com destaque para o domínio da interculturalidade. Estas iniciativas promovem o reconhecimento e valorização da diversidade cultural, incentivando a integração de alunos migrantes e o respeito pelas diferenças. O Agrupamento desenvolve o Projeto Escola Sem Bullying| Escola Sem Violência, com ações de sensibilização como sessões de prevenção do bullying e cyberbullying, que visam reduzir comportamentos discriminatórios e promover uma convivência escolar mais inclusiva. É valorizada a multiculturalidade como um elemento enriquecedor, defendendo uma escola inclusiva, onde todos os alunos participam ativamente e desenvolvem atitudes de respeito, igualdade e cidadania. O PLNM (Português Língua Não Materna) ajuda diretamente na integração dos alunos migrantes porque lhes permite desenvolver a língua portuguesa de forma adaptada ao seu nível, ajudando-os a sentirem-se mais incluídos e confiantes no novo contexto escolar. Facilita a comunicação com professores e colegas, melhora o acesso às disciplinas e contribui para uma participação mais ativa na vida escolar. O Agrupamento participa ainda no programa Erasmus+, que promove a cooperação internacional entre escolas europeias. Através deste projeto, alunos e professores têm a oportunidade de descolar-se a outros países, partilhar experiências e contactar com diferentes sistemas educativos e culturas, o que contribui para o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e interculturais, reforçando a abertura da escola à diversidade.