A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Maria Olívia Gomes de Passos - Número de respostas: 0

No meu dia a dia como docente, constato que a escola onde leciono assume, de forma clara e consistente, o compromisso com o combate à discriminação. Em alinhamento com as diretrizes nacionais, trabalhamos para que a educação seja, efetivamente, inclusiva e acessível a todos. 

Este compromisso começa nos documentos orientadores na escola, como o Código de Conduta e o Regulamento Interno que  estabelecem, de forma inequívoca, que o respeito é um valor fundamental e que qualquer manifestação de preconceito é inaceitável. Mais do que normas formais, estas orientações procuram garantir que toda a comunidade escolar se sinta segura e respeitada. No 1.º ciclo, em particular, procuramos que cada criança se sinta valorizada na sua individualidade, independentemente da sua origem, género ou religião, promovendo um ambiente protetor face ao bullying e a todas as formas de violência social ou racial. 

A prevenção constitui o eixo central da nossa intervenção. Para além de responder a situações problemáticas, privilegiamos uma obordagem pedagógica que promove a desconstrução de estereótipos e o desenvolvimento de valores como a empatia, o respeito e a igualdade desde os primeiros anos de escolaridade. Estes temas são trabalhados, de forma estruturada, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente nas áreas do Pluralismo e Diversidade Cultural e dos Direitos Humanos.

Complementarmente, reforçamos este trabalho através de parcerias com entidades externas, articulando ainda a nossa ação com as orientações de organismos como a Direção-Geral da Eeducação. Desta forma garantimos  uma intervenção informada, coerente e alinhada com as melhores práticas educativas.