A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

por Sérgio de Jesus Pereira Romão - Número de respostas: 0

No Agrupamento de Escolas Terras de Larus, existem diversos projetos e clubes que defendem a inclusão, o respeito pela diferença e o intercâmbio cultural, e que visam combater a discriminação através do conhecimento mútuo e da promoção de uma cidadania ativa, tais como: 

- Escola de Referência para a Educação Bilingue (EREB): esta é uma escola de referência para alunos surdos no distrito de Setúbal, contando com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e terapeutas para promover a inclusão total destes alunos.

- Semana da Cidadania: durante essa semana em cada semestre, todos os docentes e alunos desenvolvem projetos que visam vários temas orientadores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolvendo o trabalho colaborativo entre todos e promovendo a integração de todos os alunos.

- Projeto eTwinning: "All different but all together – Knowing is respecting!": este projeto envolve alunos do 9.º ano em parcerias com escolas de França, Grécia e Turquia. O objetivo é descobrir semelhanças e diferenças nos costumes e tradições, promovendo relações interculturais e um olhar crítico sobre problemas globais.

- Programa Erasmus+: o agrupamento dinamiza projetos de mobilidade (como o recente a Malta) que sensibilizam para a diversidade cultural e linguística europeia, focando-se especificamente na inclusão e na cidadania europeia.

- Academia de Líderes Ubuntu: implementada desde 2021/2022, baseia-se na filosofia "Eu sou porque tu és". Trabalha o autoconhecimento, a empatia e o serviço à comunidade para capacitar jovens líderes a lidar com contextos desafiantes.

- Projeto "A Escola Somos Nós": é uma atividade que promove a aprendizagem fora da sala de aula, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertença dos alunos. 

- Português Língua Não Materna (PLNM): a escola disponibiliza esta disciplina, desde os níveis de proficiência A0 até ao B1, para alunos cuja língua materna não é o português, garantindo uma integração linguística e cultural mais eficaz.

- Projeto de Educação para a Saúde (PES): intervém em áreas como a educação para os afetos, sexualidade e inclusão, visando prevenir comportamentos violentos ou discriminatórios, como por exemplo a semana dos afetos em que todos os alunos da escola redigem uma frase ou pequeno texto que é exposto no pátio da escola.

- Festa da Interculturalidade: evento anual que celebra a diversidade cultural do agrupamento através de exposições de trabalhos, venda de comidas típicas dos países dos alunos e momentos de convívio com as famílias e a comunidade local.

- Desporto Escolar: existem clubes como o de Voleibol ou o Clube de Multiatividades de Ar Livre que são usados como ferramentas de inclusão social, promovendo a disciplina e o respeito mútuo em ambiente de equipa.