A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Portugal é que me escolheu!

Portugal é que me escolheu!

por Inês Codinha Gandaio - Número de respostas: 0

O vídeo foi muito tocante. É tão interessante ver os testemunhos de tantos migrantes/refugiados que estão em Portugal, ouvir na primeira pessoa as suas razões, o que os levou a sair do seu país, ser desenraizados e tentar uma nova vida, mesmo passando por riscos que eu não conseguiria imaginar.

Mutilação genital, guerra, morte, perigos mil... Penso que estes vídeos deveriam ser mais divulgados para que as opiniões que circulam acerca destas pessoas pudesse mudar... certamente que as opiniões iriam ser transformadas. 

Gostei de ir vendo o crescendo na entrevista, na sucessão de perguntas que iam sendo respondidas e a forma com os testemunhos iam mudando, estavam agora mais leves... Falavam de liberdade, de aprender a língua portuguesa, ter acesso à educação e à saúde, falavam na segurança, pensavam no futuro, que eram felizes e que tinham sonhos para concretizar... Não deveriam ser estas mesmas oportunidades que todos deveriam ter acesso?! 

Lidar com crianças que passaram por estes contextos pode ser muito desafiador, e fazer com que os nossos alunos sejam empáticos pode também ser, mas como educador acredito que mais que conteúdos, esta é uma tarefa que cabe à ecola. Fico muito feliz em perceber que tenho uma profissão que tem também como objetivo construir uma sociedade melhor, com o coração no lugar certo e com os valores no lugar certo.