Numa aula sobre migrações e desigualdades mundiais, da disciplina de geografia, tudo correu de forma inesperada. Tinha na turma de 8.º ano um aluno vindo de Moçambique há poucos meses, calado, observador, ainda a encontrar o seu lugar naquele novo mundo. Durante a aula, ao abordar o continente africano, alguns colegas começaram a fazer comentários depreciativos, cheios de generalizações sobre pobreza e subdesenvolvimento. Vi o aluno encolher-se na cadeira. Parou de olhar para mim. Cruzou os braços. E quando a campainha tocou, saiu sem dizer uma palavra.
Fiquei a pensar naquele momento durante toda a tarde. Sabia que não podia deixar passar. Mas também sabia que confrontar a situação de forma direta podia magoá-lo ainda mais, expondo-o perante os colegas.
Na aula seguinte, cheguei com um plano diferente. Propus a toda a turma um desafio: cada um teria de pesquisar e partilhar um facto surpreendente sobre um país africano, algo que a maioria das pessoas desconhecia. O entusiasmo foi imediato. Quando chegou a vez do aluno moçambicano, não o obriguei, convidei-o. Ele hesitou uns segundos, mas depois abriu o manual, apontou para o mapa e começou a falar das baías e das paisagens costeiras de Moçambique, da sua cidade, do oceano que ele dizia ser diferente de todos os outros. A turma ouviu em silêncio. Houve perguntas. Houve admiração genuína.
Foi um momento simples, mas que mudou qualquer coisa naquela sala. O aluno voltou a participar nas aulas seguintes. Os colegas passaram a olhar para ele de outra forma. E eu percebi, uma vez mais, que a Geografia nos dá uma ferramenta poderosa: a capacidade de mostrar que o mundo é muito maior, mais rico e mais complexo do que os nossos preconceitos nos deixam ver.
Aquela situação ensinou-me que os momentos mais difíceis podem ser os mais transformadores, desde que tenhamos coragem de os enfrentar com criatividade, empatia e respeito por cada aluno que entra na nossa sala trazendo consigo um mundo inteiro.