O meu nome é Sílvia Rodrigues, sou professora de Inglês e Alemão e, atualmente, leciono Inglês no 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Viseu Norte.
Estou aqui porque pretendo adquirir mais ferramentas que me permitam valorizar a diversidade de experiências culturais e responder de forma mais eficaz à nova realidade das nossas escolas.
Cheguei a esta formação movida pela curiosidade em relação ao tema, mas também impulsionada pela realidade que encontro diariamente na sala de aula, com alunos de diferentes nacionalidades.
Relativamente ao meu percurso futuro, considero que continuarei no ensino, o que me permitirá trabalhar em diferentes contextos escolares, até porque, neste momento, me encontro em regime de contratação. Ainda assim, gostaria de vir a desempenhar um papel distinto dentro da escola, nomeadamente como mediadora linguística e cultural, contribuindo de uma forma diferente, mas igualmente relevante, para a comunidade educativa.
No contexto desta formação, trago comigo as minhas próprias origens. Sendo filha de emigrantes, reconheço algumas das dificuldades que os nossos alunos enfrentam, procurando sempre encarar essas situações com empatia e compreensão.