Sou a Olívia Passos, professora do 1.º ciclo há quarenta anos e leciono na Escola Básica N.º2 de Paços de Ferreira.
Inscrevi-me nesta formação pela pertinência da temática nos tempos atuais e com o propósito de desenvolver competências e "dar melhores respostas" à diversidade cultural que hoje temos na escola. E acho que o caminho mais acertado é aquele em que nos ouvimos uns aos outros, trocamos opiniões e experiências. Só assim poderemos criar estratégias mais eficazes e desenvolver dinâmicas que ajudem a promover a proximidade entre pessoas de culturas distintas, promovendo assim uma verdadeira integração/inclusão.
Nesta viagem vou para onde a vida me levar, com o propósito de me tornar uma melhor pessoa, mais empática e munida de ferramentas para lidar melhor com as situações e obstáculos que encontrarei ao longo do caminho.
Levarei comigo a minha identidade, as minhas vivências e experiências. Nunca deixarei para trás a minha família, os amigos... e levarei todos os que de alguma forma fizeram parte da minha história de vida, inclusivamente os meus alunos.