A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

FÓRUM

A praticar a CNV

A praticar a CNV

por Cristóvão Pedro Pereira Marques - Número de respostas: 11

Durante a prática/treino da CNV , com o meu filho, já deu para constatar que o discurso se torna mais pensado e muito mais lento. 

Ui!!! Precisa mesmo de rotinasorriso

Em resposta a 'Cristóvão Pedro Pereira Marques'

Re: A praticar a CNV

por Paula Andreia Matoso Lobo das Neves -
Em resposta a 'Paula Andreia Matoso Lobo das Neves'

por Ana Teresa Valente Bento -
O mesmo acontece em contexto de sala de aula. Temos de pensar muito bem no que vamos dizer sem o uso de adjetivos, tornando a comunicação muito mais lenta.
Em resposta a 'Ana Teresa Valente Bento'

por Ana Mécia Oliveira -
Obrigada pela tua partilha — trazes um aspeto muito importante da prática da CNV em contexto de sala de aula.

De facto, quando procuramos observar sem recorrer a julgamentos ou rótulos (muitas vezes expressos através de adjetivos), é natural que a comunicação se torne mais lenta. Estamos a fazer um “trabalho interno” exigente: distinguir factos de interpretações, escolher palavras com mais consciência e intenção.

Ao mesmo tempo, essa lentidão pode ser vista como um investimento na qualidade da relação e na clareza da mensagem. Muitas vezes, ao sermos mais específicos e menos avaliativos, evitamos mal-entendidos e promovemos maior abertura por parte dos alunos.

Com a prática, tende a tornar-se mais natural encontrar este equilíbrio entre consciência e fluidez.

Se fizer sentido para ti, deixo uma questão para reflexão: que estratégias tens encontrado (ou gostarias de experimentar) para tornar esta comunicação mais consciente sem sentires que perdes demasiado ritmo na dinâmica da aula?

por Sofia Andreia Tavares da Silva Ferreira -
Olá, colegas!
Também já tive oportunidade de ir "praticando" em contexto familiar e escolar e constatei o mesmo: discurso mais lento, pois todo o discurso foi mais pensado.
Com a prática, espero tornar-me mais consciente na forma como me expresso, usando palavras que reflitam a minha intenção e os meus sentimentos, sem causar mal-entendidos!
Em resposta a 'Sofia Andreia Tavares da Silva Ferreira'

por Paula Maria Marques Martins -
Boa tarde,
também senti que o nosso discurso fica mais lento, que temos que pensar o que vamos transmitir, para não cair no mesmo tipo de discurso que estava habituada.
Em resposta a 'Sofia Andreia Tavares da Silva Ferreira'

por Ana Mécia Oliveira -
Obrigada pela tua partilha!

Reconheço muito do que descreves — essa maior lentidão é, muitas vezes, sinal de um processo consciente de mudança. Estamos a dar espaço entre o estímulo e a resposta, o que já é, por si só, um passo muito significativo.

É muito interessante também a tua intenção de alinhar as palavras com aquilo que sentes e queres transmitir. Na Comunicação Não Violenta, essa congruência é fundamental para reduzir mal-entendidos e fortalecer a ligação com o outro.

E como referes, a prática faz mesmo a diferença — aos poucos, esta forma de comunicar vai-se tornando mais natural e menos “pesada” de construir no momento.

Se fizer sentido, deixo-te uma questão: em que situações tens sentido que essa maior consciência já teve um impacto positivo, seja em casa ou na sala de aula?

por Ana Mécia Oliveira -
Obrigada pela partilha — tão realista 😊

É muito comum, sobretudo no início da prática da Comunicação Não Violenta, sentirmos que o discurso fica mais pensado e até mais lento. No fundo, estamos a “desaprender” automatismos e a construir uma nova forma de comunicar, mais consciente.

E sim… isso exige tempo, intenção e, como referes, alguma rotina! Com a prática, muitas destas etapas vão-se tornando mais naturais e fluidas, sem perder a autenticidade.

Também pode ser interessante acolher essa lentidão como parte do processo — às vezes, abrandar é precisamente o que permite trazer mais clareza, presença e ligação à relação.

Fico curiosa: como tem reagido o teu filho a essa mudança na tua forma de comunicar?
Em resposta a 'Ana Mécia Oliveira'

por Cristina Soares Carvalho -
Os meus "mais que tudo" cá em casa estão admirados com as minhas tentativas para manter a calma, sempre que surge um problema, e apresentar um discurso pacifista, conciliador. Agora paro, para escolher as palavras com mais cuidado, e faço pedidos de coisas (aparentemente "óbvias" só para mim) de forma mais clara e positiva. Dizem que ando estranha😁😂