1º sessão- A biografia de Viktor Frankl e o sentido da vida.
Em resposta a 'Regina Maria da Silva Mendes da Cruz'
Re: Logoterapia
por Estrela da Felicidade Ramoa Pinto -«O viver e o morrer, o sofrimento e a alegria, as bolhas nos meus pés gastos e o jasmim atrás do quintal, as perseguições, as incontáveis violências gratuitas, tudo e tudo em mim é como se fosse uma forte unidade, e eu aceito tudo como uma unidade e começo a entender cada vez melhor, espontaneamente para mim, sem que ainda consiga explicar a alguém, como é que as coisas são.» Etty Hillesum -in Cada batida do coração
por Joaquim Jorge Teixeira da Silva Guedes -A história de Viktor Frankl é uma reflexão profunda sobre a capacidade humana de encontrar sentido mesmo perante as circunstâncias mais dolorosas. Para nós, enquanto professores, a sua mensagem é especialmente importante: ajudar os alunos a encontrar sentido, esperança e propósito pode ser tão importante quanto transmitir conhecimentos.
por Regina Maria da Silva Mendes da Cruz -Também se aplica aos professores pois o seu bem-estar na sala de aula é demasiado importante e ninguém dá importância, O professor é o motor de todo o sistema e ele por vezes lida com situações complicadas e no limite e tem de encontrar um sentido para ele e para a turma ficar bem.