A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha viagem...a minha descoberta!

A minha viagem...a minha descoberta!

por Célia Maria Simões Rodrigues - Número de respostas: 0

Uma reflexão pessoal

Quem sou…

Sou a Professora Célia Rodrigues, do grupo 410 – Filosofia. Sou uma acérrima defensora de que a educação vai muito além da transmissão de conhecimentos. É um processo que contempla encontro entre pessoas, histórias, culturas e formas diferentes de olhar o mundo. Procuro aprender continuamente, crescer enquanto profissional e enquanto ser humano, valorizando o respeito, a empatia e a capacidade de escutar o outro.

O que faço aqui na formação…

Nesta formação procuro adquirir ferramentas, conhecimentos e estratégias que me permitam responder de forma mais consciente à diversidade presente nos contextos educativos. Quero compreender melhor a interculturalidade, não apenas como um conceito, mas como uma prática diária que promove o diálogo, a inclusão e o reconhecimento do valor de cada pessoa.

De relevar, ainda, que este tema se insere nas Aprendizagens Essenciais de Filosofia, o que me levou, de facto, a escolhê-la.

Porque vim por este caminho…

Vim por este caminho porque acredito que a escola deve ser um lugar onde todos se sintam acolhidos e respeitados nas suas diferenças.

Vivemos numa sociedade cada vez mais diversa. O contexto geopolítico altera-se quase que à velocidade da luz, pelo que, mais do que nunca, se impõe, não só uma reflexão em torno deste fenómeno social, como também a criação de ferramentas, de formas de atuação e competências que permitam construir pontes entre culturas, combater preconceitos e criar ambientes educativos mais justos, equitativos e participativos.

Quem me trouxe…

Cheguei a esta formação desafiada pela professora Fátima Martins e motivada pelo contexto das salas de aula que tenho no presente ano letivo, atendendo ao facto de ter alunos oriundos do Nepal, Índia, Brasil, Argentina, Cabo Verde, entre outros.

Os desafios que enfrento neste contexto despertam em mim a vontade de continuar a aprender e a melhorar a minha prática.

Para onde vou…

Quero seguir um caminho de crescimento pessoal e profissional, tornando-me um agente de promoção da inclusão e do diálogo intercultural. Pretendo ter uma visão mais aberta, crítica e sensível às diferenças, contribuindo para que cada aluno se sinta valorizado e tenha oportunidades de exercer uma verdadeira cidadania.

O que ou quem levarei sempre comigo…

Levarei sempre comigo os valores que orientam a minha forma de estar: o respeito, a empatia, a curiosidade e a disponibilidade para aprender com o outro. Acredito que é precisamente nesta partilha de experiências que a interculturalidade ganha verdadeiro sentido: reconhecer que crescemos quando aprendemos uns com os outros.

Célia Maria Simões Rodrigues Grupo 410