A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha viagem...a minha descoberta!

A minha viagem...a minha descoberta!

por Célia Maria Simões Rodrigues - Número de respostas: 0

Uma reflexão pessoal

Quem sou…

Sou a Professora Célia Rodrigues, do grupo 410 – Filosofia. Sou uma acérrima defensora de que a educação vai muito além da transmissão de conhecimentos. É um processo que contempla encontro entre pessoas, histórias, culturas e formas diferentes de olhar o mundo. Procuro aprender continuamente, crescer enquanto profissional e enquanto ser humano, valorizando o respeito, a empatia e a capacidade de escutar o outro.

O que faço aqui na formação…

Nesta formação procuro adquirir ferramentas, conhecimentos e estratégias que me permitam responder de forma mais consciente à diversidade presente nos contextos educativos. Quero compreender melhor a interculturalidade, não apenas como um conceito, mas como uma prática diária que promove o diálogo, a inclusão e o reconhecimento do valor de cada pessoa.

De relevar, ainda, que este tema se insere nas Aprendizagens Essenciais de Filosofia, o que me levou, de facto, a escolhê-la.

Porque vim por este caminho…

Vim por este caminho porque acredito que a escola deve ser um lugar onde todos se sintam acolhidos e respeitados nas suas diferenças.

Vivemos numa sociedade cada vez mais diversa. O contexto geopolítico altera-se quase que à velocidade da luz, pelo que, mais do que nunca, se impõe, não só uma reflexão em torno deste fenómeno social, como também a criação de ferramentas, de formas de atuação e competências que permitam construir pontes entre culturas, combater preconceitos e criar ambientes educativos mais justos, equitativos e participativos.

Quem me trouxe…