“A MINHA VIAGEM…
A MINHA DESCOBERTA!”
DIA 1 e DIA 2 - EMBARCAR
Não estava à espera de uma viagem de barco, mas gostei do desafio. Uma viagem traz consigo a ideia de descoberta, de abertura ao novo e de encontro com outras pessoas e outras realidades. Foi assim que começou esta formação.
As duas primeiras sessões foram dedicadas às apresentações. Somos 26 viajantes e, entre apresentações e partilhas, o tempo passou depressa. Não chegámos ainda a realizar a segunda tarefa prevista, mas este primeiro momento permitiu-nos conhecer um pouco melhor quem embarcou nesta viagem e as razões que trouxeram cada um até aqui.
Quem sou?
Chamo-me Carla Leite, moro na Figueira da Foz e trabalho na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV), onde leciono as disciplinas de Área de Integração e Psicologia.
O que faço aqui (na formação)?
Vim motivada pelo contexto da minha escola. Na EPADRV convivem alunos de diferentes proveniências (França, Reino Unido, Suíça, Brasil, Venezuela, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cabo Verde, Gâmbia…). Muitos deles instalados na residência da escola, onde essa diversidade se cruza diariamente. Também no Centro Qualifica, onde desempenho funções de júri, contacto frequentemente com adultos migrantes que procuram ver reconhecidas e certificadas as qualificações que adquiriram nos seus países de origem. É esta realidade profissional, feita de encontros com pessoas e culturas diversas, que me trouxe até esta formação. A minha entrada não resultou de uma curiosidade ou interesse abstrato pela Interculturalidade: eu já estou dentro desta realidade.
Porque vim por este caminho/quem me trouxe?
Vim pelos meus próprios passos. Ao consultar as formações disponíveis, encontrei nesta ação uma proposta que considerei particularmente próxima dos meus interesses e da minha realidade profissional. Embarquei nesta aventura porque quero continuar a aprender e a encontrar novas formas de olhar para a diversidade que já faz parte do quotidiano da minha escola.
Para onde vou?
Esta resposta vem no seguimento da anterior. Chego a esta viagem com alguma bagagem porque a EPADRV já faz caminho nesta área, desenvolvendo diversas iniciativas de promoção da diversidade, da interculturalidade e da inclusão, como por exemplo, o Dia da Inclusão, a Celebração dos Direitos Humanos ou o Dia de África. Espero agora descobrir novos caminhos, novas ideias, novas estratégias e poder partilhá-las com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas/Expressões, de que sou coordenadora, contribuindo para uma escola cada vez mais inclusiva, aberta à diferença e capaz de valorizar a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem e enriquecimento.
O que e/ou quem levarei sempre comigo?
Levarei os valores em que acredito e pelos quais procuro reger a minha prática: a tolerância, o respeito, a liberdade, a empatia e a cooperação. E levarei também o meu filho e todos os alunos e colegas que se têm cruzado comigo ao longo dos anos, deixando, cada um à sua maneira, uma marca nesta viagem que é também a minha vida. Esta questão fez-me pensar que não viajamos apenas para adquirir alguma coisa, viajamos também com a nossa própria bagagem.
E, afinal, o que levo destes dois primeiros dias?
Ainda não levo respostas nem novas estratégias. Levo, sobretudo, pessoas, histórias e diferentes motivos para estar neste barco.
A viagem está apenas a começar.