A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Ana Carla Cunha da Conceição - Número de respostas: 0

Para prevenir atitudes discriminatórias a escola tem a disciplina de PLNM, clubes, desporto, atividades de enriquecimento curricular, onde os alunos podem conviver em conjunto, aprender e relacionar-se num espaço promotor de trocas culturais no caso dos alunos serem de diferentes culturas. 

Há escolas que criam salas e turmas que juntam alunos que não falam português para aprenderem a língua e muitas vezes estes alunos não frequentam as restantes disciplinas. Ficam um ano ou mais apenas enquanto estudantes de português para aprenderem a língua e participarem em diversas atividades e eventos e só nos anos seguintes é que ingressam noutras turmas e frequentam as restantes disciplinas.

Para prevenir a discriminação, os professores promovem festividades na escola, com o envolvimento de todos os alunos, tais como: comemoração do dia da interculturalidade, da multiculturalidade ou a semana da diversidade cultural. Também podem existir exposições de trabalhos de alunos de diferentes origens; mostras de gastronomia, exibição daquilo que se faz em países diferentes, quais os seus hábitos e tradições.

Os professores podem, ainda, reunir alunos numa sala para desenvolverem o nível de português, escreverem textos, fazerem pesquisas, desenvolverem a língua e escrita, oralidade, diversos tipos de trabalhos, uma ou duas horas por semana. 

Na escola pode-se, ainda, promover trocas culturais, falar das culturas e das suas diferenças e semelhanças; comparar tradições, língua, hábitos, datas festivas, arte, música, geografia, turismo, ou seja, as diversas características existentes nos diversos países de proveniência dos alunos. Isto pode ser feito através do diálogo ou do envolvimento em atividades para divulgação na escola.