A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Sónia Alexandra Ramalho Domingos - Número de respostas: 0

A prevenção de atitudes discriminatórias em contexto escolar deve ser assumida como um objetivo global de toda a comunidade escolar em esteira relação com a comunidade local. Deve incluir medidas dinamizadas pelas organismos e instituições locais direcionadas às comunidades migrantes e a toda comunidade que recebe famílias de contextos socioculturais diferentes. É imperativo promover uma dinâmica entre todos os intervenientes, algo que nem sempre é fácil, mas exequível, em especial numa comunidade mais pequena como a da ilha do Faial onde as pessoas conseguem, com maior fluidez, estabelecer elos e relações entre si.
O nosso município construiu algumas medidas de receção institucionais como “Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural”, “Conselho Municipal da Pessoa Imigrante”, “Curso de Português para falantes de outras línguas” e «Aprender em Comunidade» nas quais a nossa escola participa direta e indiretamente através da colaboração de vários docentes, em especial de Português.
Em relação à escola, esta possui, obviamente, PLNM para todos os alunos recém-chegados cujas língua materna não é português ou que possuem dificuldades a este nível, mesmo que sejam falantes, tais como os alunos brasileiros e cabo-verdianos.
Também encontrei um Serviço de Psicologia e Orientação bem estruturado a este nível com ligação aos serviços de assistência social da escola que possuem um programa de inclusão e orientação para estes alunos com várias iniciativas adaptadas como a do “apadrinhamento de um aluno” (também existe para todos os alunos que apresentem essa necessidade) que passa por uma ação mais próxima e afetiva, de carácter voluntário, entre um docente e um aluno recém-chegado que pode encontrar numa figura adulta de proximidade um ponto de apoio. Também ao nível das direções de turma é incentivada a relação mais próxima do aluno migrante com um dos alunos da turma em caso de necessidade, mas o processo passa por um conhecimento mútuo prévio e não impositivo. Encontrei, também programas de combate ao Bullying “O Bullying é para fracos”, em articulação com o programa “Escola Segura” e uma equipa EMAEI dedicada a combater as dificuldades de aprendizagem e focada na evolução através de uma visão integradora da diferença, composta, essencialmente, por professores de português e de ensino especial que atuam em sala de aula sempre que um docente sente dificuldades na gestão pedagógica ao nível da integração de alunos migrantes. Também o programa EPIS, dirigido a um vasto leque de alunos e problemáticas, como o absentismo escolar, dificuldades de inclusão ou desenvolvimento de metodologia de estudo e prevenção do abandono escolar, que promove uma assistência dirigida e diferenciada. 

Neste contexto, o Diretor de Turma desempenha, não raras vezes, um papel fundamental na gestão de possíveis conflitos e na integração do aluno na turma, para evitar e prevenir atitudes discriminatórias que, muitas vezes, passam por comentários, manifestações atitudinais e preconceitos que devem ser constantemente monitorizados e desconstruídos por todos os docentes. Uma atitude dialogante e concertada dentro de um Conselho de turma faz muita diferença e encontrei isso em vários Conselhos com alunos migrantes na minha escola. Tornou-se fundamental transformar a sala de aula num espaço aberto, de debate, com respeito pela diferença, e, nesse sentido, promovi, ao nível da disciplina de História, debates e apresentações sobre tradições, trajes, músicas e várias expressões do domínio cultural imaterial de várias regiões do mundo. A razão para a escolha destas manifestações reside no facto de serem rituais culturais e, por norma, aglutinadores ao nível da memória e potenciadores no domínio da inclusão.
Encontrei um Conselho Executivo recetivo à multiculturalidade e à promoção da diferença em prol da integração e inclusão pela receção mais direcionada aos alunos e suas famílias no início do ano letivo.
Outras atividades são desenvolvidas por diversos grupos de recrutamento e clubes escolares (Clube Europeu, Clube de Filatelia, Biblioteca escolar) ao longo do ano letivo para valorizar a identidade de cada aluno, promover o conhecimento das suas características culturais através da partilha de experiências. Entre elas posso destacar trabalhos desenvolvidos pelos docentes de Cidadania e Desenvolvimento e Desenvolvimento Pessoal e Social, nos quais me integro, assim como, nas atividades da Eco-Escolas da qual sou, este ano, uma das coordenadoras como feiras gastronómicas com partilha de “experiencias degustativas” de várias zonas com a colaboração dos alunos migrantes e suas famílias. Posso salientar o Dia da Escola em que são realizadas várias atividades desportivas, como danças, desfiles e músicas tradicionais acompanhadas dos trajes típicos das várias zonas. Experiências de cultivo de algumas espécies de leguminosas não autóctones inseridas na nossa horta bio e no programa Eco-Escolas. Ao nível da História, no 3º ciclo, estamos a elaborar um mapa linguístico, dando especial relevância à cultura e herança árabe no território que é hoje Portugal. A integração é promovida, ainda, nas “manhãs desportivas”, que se realizam três vezes por ano letivo, em que os alunos podem, através da prática do desporto, ultrapassar barreiras culturais e linguísticas através de uma linguagem universal, de um clima de equipa e maior companheirismo em que a solidariedade, cooperação e autonomia são desenvolvidas. Nestas manhãs premeia-se o combate ao bulliyng, racismo, qualquer forma de discriminação, incluindo a de género, cultural e social.

Em suma, as atividades têm vindo a surgir, mas considero que há, ainda, um longo caminho a percorrer na intervenção educativa para a inclusão de alunos migrantes no que toca à integração de identidades e multiculturalidade, assim como, na prevenção para a discriminação, xenofobia e racismo num mundo em mudança, nem sempre, com um percurso histórico linear a caminho de uma sociedade pluricultural e mais empática. Esta batalha deve ser feita por cada um de nós enquanto docentes, mediante uma análise subjetiva e pessoal dos posicionamentos e da nossa responsabilidade na implementação de comportamentos que propiciem a inclusão. Este trabalho, no entanto, não pode ser deixado apenas a cargo das escolas como núcleos isolados, deve ser nacional, pois a multiculturalidade é um fator global. A escola deve ser, sempre, um espaço seguro, de receção, de acolhimento e intercâmbio de conhecimentos, pois é um meio de excelência de aprendizagens e não apenas de conteúdos, mas de comportamentos e o zénite da elevação da dignidade humana.

Entendo que a escola e o professor constituem agentes privilegiados na promoção do respeito pela diversidade cultural, cabendo-lhes converter a sala de aula num espaço intercultural em que a diferença não é meramente tolerada, mas reconhecida e valorizada como recurso pedagógico e património comum. Num contexto marcado pela globalização e pela crescente mobilidade humana, a educação assume uma dimensão eminentemente política e social, enquanto instrumento de desconstrução de preconceitos e estereótipos e de formação de cidadãos críticos, empáticos e comprometidos com os valores democráticos e os direitos humanos.