A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Uma experiência de interculturalidade na escola

Uma experiência de interculturalidade na escola

por Arlindo de Sousa Abreu - Número de respostas: 0

Na Escola Nuno Gonçalves, em Lisboa, trabalhei numa comunidade escolar marcada por uma grande diversidade cultural. Cerca de 60% dos alunos eram oriundos de outras nacionalidades, trazendo consigo línguas, tradições e formas de viver diferentes. Esta realidade colocava à escola uma pergunta diária: como fazer com que todos se sintam parte dela?

Recordo uma medida tomada pela direção durante o Ramadão: disponibilizou uma sala onde os alunos que o desejassem pudessem realizar as suas orações. A decisão não reuniu consenso entre os professores. Para alguns, levantava dúvidas sobre o papel da escola; para outros, era uma forma de reconhecer uma necessidade daqueles alunos sem deixar de respeitar os restantes.

Pela minha experiência, o impacto na comunidade escolar foi positivo. Senti uma maior abertura e confiança por parte das famílias, uma relação mais próxima com a escola e uma maior disponibilidade para conhecerem também a cultura da comunidade que os acolhia.

Este caso mostrou-me que a diversidade cultural traz desafios reais: exige diálogo entre colegas, atenção às diferentes necessidades e critérios justos para todos. Mas traz também benefícios para a aprendizagem. Quando um aluno sente que a sua identidade é respeitada, torna-se mais fácil participar, criar laços e partilhar o que sabe. Os restantes alunos ganham, por sua vez, a oportunidade de conhecer outras perspetivas e de aprender a conviver com a diferença.

Para mim, a interculturalidade constrói-se nesses gestos concretos e no diálogo que eles provocam. A escola ensina melhor quando também está disposta a ouvir e a aprender com as pessoas que a integram.