A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha viagem... A minha descoberta!

por Ilídio Joaquim Neves Paiva - Número de respostas: 0

1. Quem sou?

Ilídio Paiva, professor do 1.º Ciclo, coordenador de departamento, docente de Apoio Educativo e membro da EMAEI. Sou de origem venezuelana e vivo e trabalho em Portugal.

2. O que faço aqui (na formação)

Estou aqui para aprofundar os meus conhecimentos sobre a interculturalidade e encontrar estratégias que possa aplicar no apoio aos alunos e na promoção de uma escola inclusiva.

3. Porque vim por este caminho / quem me trouxe?

O meu percurso pessoal entre a Venezuela e Portugal, juntamente com a minha experiência como professor, no Apoio Educativo, na EMAEI e no acompanhamento de alunos de PLNM, essencialmente oriundos da Colômbia, Venezuela, França, Peru e Ucrânia, despertou o meu interesse por esta temática. Quero continuar a aprender e a refletir sobre a forma como acolhemos e valorizamos a diversidade.

4. Para onde vou?

Quero levar comigo novos conhecimentos e ferramentas práticas que me ajudem a melhorar o meu trabalho educativo e a contribuir para uma escola onde todos os alunos se sintam acolhidos, respeitados e incluídos.

5. O que e/ou quem levarei sempre comigo?

Levarei as aprendizagens, as experiências partilhadas e as histórias dos alunos que acompanhei, acreditando que cada pessoa tem uma cultura, uma identidade e um valor próprio que merecem ser reconhecidos e valorizados.