A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

FÓRUM

Meditações de Marco Aurélio

Meditações de Marco Aurélio

por Dina Da Conceição Coelho Lourenço - Número de respostas: 0

No primeiro dia de formação fiquei curiosa com as referências às Meditações de Marco Aurélio e decidi começar a lê-las. A leitura despertou tanto o meu interesse que acabei por ler o livro em apenas três dias. Gostei particularmente da forma como as suas reflexões, apesar de terem sido escritas há quase dois mil anos, continuam atuais e nos levam a pensar sobre a vida, os nossos valores e a importância de agir com serenidade perante os desafios. Talvez a sua mensagem se resuma a uma ideia simples, mas profunda: não podemos controlar tudo o que acontece, mas podemos aprender a pensar com sabedoria, compreender melhor o mundo e viver de forma mais consciente.

Partilho algumas passagens das Meditações de Marco Aurélio:

"Não te desvies do teu caminho. Em cada ação, dá à justiça o que lhe é devido e, em todos os pensamentos, certifica-te de que compreendes." (Livro IV, Meditação 22)

"Não permitas que nada devido a uma causa exterior a ti perturbe a tua calma (...)." (Livro IX, Meditação 31)

"Procurarás viver a única vida que tens, ou seja, o presente, e poderás, até que a morte chegue, passar o que te resta da vida em nobre tranquilidade, em paz com o espírito interior." (Livro XII, Meditação 3)

"Se a luz de uma lamparina brilha e não perde o seu esplendor até ser apagada, deverão a verdade, a justiça e a temperança ser extintas em ti antes da tua própria extinção?" (Livro XII, Meditação 15)

"Como age a tua razão? Tudo depende disto. Todas as outras coisas, dentro ou fora do nosso controlo, não passam de cadáveres, pó e fumo." (Livro XII, Meditação 33)

Estas passagens fizeram-me refletir sobre a importância de viver o presente, agir de acordo com os nossos valores e manter a serenidade perante aquilo que não podemos controlar.

.