A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Criação de recursos educativos com Padlet Arcade

Padlet Arcade - Teresa Coimbra

Padlet Arcade - Teresa Coimbra

por Maria Teresa Nunes Vidal Pinheiro Coimbra - Número de respostas: 2

Disciplina de Filosofia 10ºAno

Exercício 1: Livre-arbítrio VS Determinismo - depois de visionarem o vídeo do CrashCourse Philosophy, os alunos poderão aplicar os conhecimentos através de um jogo. 

Link1: https://arcade.padlet.com/game/exjLAeXMpO?link_shared=1n

Exercício 2: Lógica Formal - distinguir premissas de conclusões.

Link2: https://arcade.padlet.com/game/3qpA5ePNpD?link_shared=1

Que potencial educativo identifica nestas ferramentas?

Como nunca tinha experimentado estas ferramentas, pensei que seria muito mais difícil do que na realidade é. Até me pareceu fácil... No entanto, o facto de estar em português do Brasil, obriga a que os textos sejam todos revistos. Também alguns conteúdos não estavam bem e tive de refazer algumas das questões propostas, o que levou algum tempo. Apesar disto, parece-me que este tipo de ferramenta tem muitas potencialidades, precisarei de mais tempo para poder experimentar e conseguir tirar mais proveito das mesmas.

Em resposta a 'Maria Teresa Nunes Vidal Pinheiro Coimbra'

Re: Padlet Arcade - Teresa Coimbra

por Liliana Melo -

Estimada Teresa,

Obrigada pela partilha do seu trabalho.

A escolha de conteúdos como o Livre-arbítrio vs. Determinismo e a Lógica Formal demonstra que o Padlet Arcade pode ser utilizado com eficácia também no ensino secundário e em disciplinas de natureza mais conceptual, promovendo a consolidação das aprendizagens através de atividades interativas.

Gostei particularmente da sua reflexão, que evidencia uma exploração consciente da ferramenta. A identificação das limitações, nomeadamente a necessidade de rever os conteúdos gerados e de adaptar os textos ao português europeu, revela um olhar crítico e uma utilização responsável da Inteligência Artificial, sem descurar o rigor científico e linguístico.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela forma como explorou o potencial desta ferramenta na disciplina de Filosofia.

Bom trabalho!

Liliana Melo

Em resposta a 'Liliana Melo'

Re: Padlet Arcade - Teresa Coimbra

por Maria Teresa Nunes Vidal Pinheiro Coimbra -
Muito obrigada pelas suas palavras.
Foi a primeira vez que fiz uma formação deste género, neste campo tenho sido um pouco autodidata, por isso estou muito grata por esta oportunidade e pela experiência maravilhosa que me permitiu experienciar. Vou, sem dúvida, explorar estas ferramentas mais a sério e com muito cuidado e servir-me de todos os tutoriais que tão generosamente partilhou.
Muito obrigada!