A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

por Rita Isabel Bengalinha Gonçalves - Número de respostas: 0

No Agrupamento de Escolas José Afonso Loures verifica-se uma preocupação crescente com a prevenção de atitudes discriminatórias, o acolhimento e a integração, uma vez que o número de alunos estrangeiros tem vindo a aumentar. Neste momento, temos turmas de 2º ciclo em que a grande maioria dos alunos são estrangeiros. 

No  que diz respeito aos documento orientadores, temos o Plano de Ação Transformadora para uma Educação Integral que define linhas claras para que todos os alunos desenvolvam competências que vão além das curriculares e têm em vista o seu desenvolvimento integral enquanto cidadãos conscientes, justos, empáticos e participativos. É um plano de ação que conta com vários parceiros e que tem por base o Ninguém Fica Para Trás (

). 

Existe igualmente um projeto que pretende promover uma maior integração dos alunos através do desporto "Educação para os valores". 

Por fim, desde o ano letivo anterior temos a colaboração de uma Educadora Social que é um contributo muito importante para estabelecer pontes entre os alunos estrangeiros, em particular os que foram integrados na escola há pouco tempo, e os restantes e entre a escola e as famílias.