A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade...

Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade...

por Isabel Maria Fonseca Elias - Número de respostas: 0

Um exemplo desses momentos que relembrei, que teve um grande impacto todos os envolvidos foi o seguinte: constatando que os alunos cabo-verdianos e com essa ascendência andavam em grupo e isolados do restantes e que existia um ambiente de grande tristeza pela morte de um dos seus colegas, resolvi pedir-lhes que me ensinassem crioulo de cabo-verdiano. Assim, todas as sextas-feiras, a meio do intervalo do almoço, juntava-me a um grupo crescente de alunos, que me rodeavam em grande entusiasmo, cheios de vontade de me ensinar. Tinham sido, eram ou vieram a ser todos meus alunos, mas naqueles momentos eles é que eram os professores e eu é que era a aluna. Pelo meio das nossas sessões surgiam conversas sobre a sua família, a geografia, gastronomia. Foi convidada por várias famílias para tomar uma refeição nas suas casas e subitamente, parecia que me consideravam da família. 

De vez em quando, apareciam outros alunos que questionavam sobre o que estávamos ali todos a fazer e que, depois de descobrirem, perguntavam a meus “professores” que conheciam, se também lhes podiam ensinar. Cheguei a propor à escola estender estas “aulas” a outros alunos, com sala e horário atribuído, mas infelizmente não se chegou a concretizar.