A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo

4ª Sessão : Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo

4ª Sessão : Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo

por Álvaro Monteiro Araújo Ganhão - Número de respostas: 0

Atividade Interdisciplinar para o 1.º Ano: "A Minha Identidade e a Minha Turma: Somos Todos Diferentes, Somos Todos Especiais".

Tema Central: Agir Contra a Discriminação / Promover a Inclusão

[ TEMA CENTRAL: SOMOS TODOS ESPECIAIS ]
                                        │
      ┌───────────────────────┬─────────┴─────────┬──────────────────────┐
      ▼                       ▼                   ▼                      ▼
[Estudo do Meio]         [Português]        [Matemática]         [Expressões]
• A minha história       • Histórias sobre  • Gráfico de barras  • Autorretrato
• A minha família          diversidade        com características  • Jogos cooperativos
• Regras de convivência  • Expressão oral     da turma             • Músicas do mundo

1. Domínios de Cidadania e Desenvolvimento 

• Interculturalidade: Reconhecer que os colegas têm origens, dinâmicas familiares ou tradições diferentes.
  • Direitos Humanos: Perceber o direito de cada criança a ser respeitada e a ter uma voz na sala de aula.
  • Saúde e Igualdade: Promover a partilha de afetos, a empatia e a rejeição de dinâmicas de exclusão nas brincadeiras.

2. Articulação Curricular 

• Estudo do Meio (O ponto de partida)

• O que fazer: Descobrir o próprio corpo, a história pessoal e os diferentes tipos de família.
      • Competência: Identificar semelhanças e diferenças entre si e os outros, valorizando o respeito mútuo.

Português (A partilha e a palavra)

• O que fazer: Leitura dialogada de álbuns ilustrados sobre inclusão (ex: "O Monstro das Cores" ou "Todos Fazemos Tudo").
  • Competência: Desenvolver a escuta ativa, a empatia e a expressão oral ao partilhar sentimentos e opiniões em grande grupo (assembleia de turma).

Matemática (A descoberta da turma)

• O que fazer: Criar gráficos de dados simples com a turma (ex: cor dos olhos, mês de aniversário, jogos favoritos).
  • Competência: Recolher e organizar dados. Visualizar de forma matemática que a variedade (pluralismo) enriquece o grupo.

Expressão plástica e Físico-Motora 

• Expressão plástica: Desenhar um autorretrato realçando as suas características físicas e colá-los num grande painel coletivo: "O Jardim da Nossa Turma".
  • Expressão Motora: Praticar jogos cooperativos (onde ninguém é eliminado e todos têm de colaborar para alcançar o objetivo).

Produto Final 

O "Livro dos Amigos"
Cada aluno constrói uma página com o seu desenho (autorretrato), o seu nome (escrita em iniciação) e uma frase dita pela criança sobre o que a torna única e especial. O livro fica na biblioteca da sala para leitura partilhada.