Olá! O meu nome é Lúcio Monteiro. Atualmente resido em Gondomar mas sou oriundo de Castelo de Paiva. O meu grupo de recrutamento é o M18, ou seja leciono saxofone em escolas do ensino artístico especializado. Neste ano letivo trabalhei no Conservatório de Vila Real e no Conservatório de Música de Paredes.
Nesta formação, através da partilha de ideias, opiniões e experiências, pretendo desenvolver competências para lidar com a crescente interculturalidade nas nossas escolas, e acolher da melhor forma alunos oriundos de diversas partes do globo. Acho este tema bastante pertinente na medida em que a retórica xenófoba e racista de movimentos de extrema direita está a cada esquina e infelizmente os adolescentes e jovens são bastante expostos a estas ideias, nomeadamente através das redes sociais.
Já realizei várias formações com a APEFP, e sinto que cada uma delas me enriqueceu enquanto profissional e ser humano. Os formadores são excelentes e as dinâmicas são bastante descontraídas e sem pressão, para que cada um de nós se sinta completamente à vontade em participar. Depois de uma pesquisa das ações de formação disponíveis, senti que este era um excelente tema, dada a atualidade e pertinência do mesmo.
Em relação ao futuro não gosto de fazer muitas previsões, no entanto faça o que fizer, tenho a certeza que levarei comigo todos os ensinamentos, conhecimento e boas práticas que vou absorvendo das pessoas que me inspiram a ser melhor profissional e melhor pessoa, para que os possa partilhar também com os outros.