A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Segunda Sessão: "Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Segunda Sessão: "Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

por Álvaro Monteiro Araújo Ganhão - Número de respostas: 0

A minha experiência como professor na Inter e na multiculturalidade, nos longos anos de ensino que tenho, tem sido vasta. 

Já tive o prazer de ensinar alunos oriundos do Brasil, da China, de Marrocos e de mais algumas nacionalidades que já não me lembro. Durante este tempo, não foi só a barreira da língua que tive de ultrapassar, tanto com os alunos, mas também com os pais, tornando-me bilingue nas reuniões com os mesmos, falando português, inglês, espanhol e por vezes por linguagem gestual, de modo a que eu os pudesse enteder e ser percebido por eles. O ensino foi sempre dificil com algumas destas crianças, pois na escola falavam português e em casa na sua língua materna o que os confundia. Devo dizer que não obstante as dificuldades do início, todos os alunos que por mim passaram, tiveram sempre êxito nas suas aprendizagens, claro uns mais que outros. Em relação à sua cultura tive alunos que não celebravam o Natal, nem a Páscoa, tinham a sua religião própria, embora nas minhas aulas nunca tenha havido nenhuma confissão religiosa. Alguns não comiam carne de porco, outros de vaca e ainda os que não estavam habituados a comer sopa. A minha opção foi tratá-los todos de uma forma o mais igual possível, dentro da sua singularidade, de modo a obter o melhor que eles podiam dar no seu processo de aprendizagem e sentirem-se integrados e felizes no pais e na escola que os acolheu.