A minha viagem … a minha descoberta
1- Quem sou: Carla Capela, professora do grupo 220 – Português / Inglês, no Agrupamento de Escolas de Madeira Torres, em Torres Vedras (terra do Carnaval, das Matrafonas e dos Pastéis de Feijão);
2- O que faço aqui na formação: Estou nesta formação para aprofundar conhecimentos, refletir sobre a minha prática educativa e desenvolver competências que me permitam promover uma educação mais inclusiva, equitativa e sensível à diversidade cultural. Pretendo compreender melhor a interculturalidade como um processo de diálogo, respeito e valorização das diferenças, contribuindo para a construção de ambientes educativos onde todas as crianças e jovens se sintam reconhecidos e valorizados.
3- Porque vim para este caminho/quem me trouxe? Escolhi este caminho por acreditar que a educação tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, respeitadora e aberta à diversidade. A minha experiência profissional (de 26 anos) e o contacto diário com alunos de diferentes contextos despertaram em mim a necessidade de continuar a aprender e a encontrar estratégias que respondam aos desafios da multiculturalidade. Trouxeram-me até aqui a curiosidade, o compromisso com a minha profissão e a vontade de crescer enquanto professora e pessoa. Não excluo, porém, o colega de formação André Pereira que me nomeou para me apresentar (em segundo lugar) e a formadora Diana da Silva, como timoneira desta “embarcação”.
4- Para onde vou? Quero seguir um percurso de desenvolvimento contínuo, aplicando os conhecimentos adquiridos na minha prática pedagógica e promovendo relações baseadas no diálogo, na empatia e no respeito mútuo. Pretendo contribuir para uma escola onde a diversidade seja entendida como uma oportunidade de aprendizagem e enriquecimento para toda a comunidade educativa.
5- O que e/ou quem levarei sempre comigo? Levarei comigo os valores do respeito, da empatia, da abertura ao outro e da aprendizagem ao longo da vida. Levarei também as experiências partilhadas nesta formação, as reflexões realizadas, as pessoas que inspiram o meu percurso e, sobretudo, os meus alunos, que diariamente me desafiam a ser uma profissional mais atenta, inclusiva e consciente da riqueza da diversidade humana.
Carla Capela
Torres Vedras, 20 de julho de 2026