A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Sessão Assíncrona - NOTEBOOKLM

NotebookLM - Classroom Language - Inglês 3.º, 4.º ou 5.º Ano

NotebookLM - Classroom Language - Inglês 3.º, 4.º ou 5.º Ano

por Patrícia Ferreira de Campos Guerreiro - Número de respostas: 0

Criação de caderno no NOTEBOOKLM sobre "Classroom Language" (linguagem de sala de aula)

Destinatários: Alunos do 3.º, 4.º ou 5.º anos (iniciação ao Inglês)

Reflexão:

Nesta última tarefa utilizei o NotebookLM para gerar materiais didáticos sobre Classroom Language para alunos do 3.º, 4.º ou 5.º anos que estão a iniciar a sua aprendizagem do Inglês.

A ferramenta revelou-se muito útil para organizar informação e rapidamente criar os diferentes materiais, designadamente uma apresentação, uma infografia e um vídeo. Todos apresentaram um design muito atrativo e adequado às idades. A diferença nas expressões entre o que o professor diz e o que os alunos dizem torna tudo mais fácil, claro e pode ajudar a aumentar o uso do inglês em sala de aula. Estou convencida de que o utilizarei imenso nas minhas aulas de Inglês.

Nos pontos negativos, notei que alguns conteúdos precisaram ser revistos antes de serem utilizados. Às vezes apareceram ligeiras repetições e algumas ilustrações ou expressões que poderiam ser mais apropriadas. Para além disso, ferramenta não faz a seleção apenas do conteúdo mais pertinente, o que torna fundamental validar a correção linguística e pedagógica do que é gerado. 

Acredito que o NotebookLM será uma ferramenta valiosa e muito eficiente na minha atuação como professora, economizando tempo  e oferecendo uma variedade de recursos visuais. Claro que o meu papel como professora é crucial na escolha das fontes, na elaboração dos prompts e na revisão final do conteúdo, para que ele atenda às necessidades dos alunos e aos objetivos da aprendizagem. 

Anexo Mastering_Classroom_English.png