Nesta última tarefa, comecei por carregar sete fontes distintas, desde a obra Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira a links e PowerPoints sobre a vida e obra do escritor. Depois explorei os conteúdos com o apoio da inteligência artificial e finalmente criei os meus recursos. Para que estes recursos fossem ao encontro do que eu pretendia, fui aperfeiçoando os prompts, direcionando-os para o produto final desejado.
Seguem em anexo duas infografias, uma apresentação e um vídeo.
Reflexão:
Ao explorar o NotebookLM criei um caderno sobre a obra Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira. Escolhi as fontes que me pareceram mais adequadas, carreguei-as e interagi com a ferramenta de inteligência artificial para gerar alguns recursos como infografias, questionários, vídeos, PowerPoints, mapas mentais, entre outas opções disponíveis.
O NotebookLM tem um aspeto que me parece muito interessante, uma vez que responde com base nas fontes que nós carregarmos o que evita erros na informação final, embora possa ter omissões dependendo dos prompts utilizados. Por exemplo, quando não lhe disse que queria os louvores dos quatro peixes e as repreensões dos quatro peixes, a ferramenta fez a sua própria interpretação e só me deu os que quis. Quando está direcionado, o produto final vai ao encontro do que queremos sem surpresas.
Esta é decididamente uma ferramenta que irei começar a usar na preparação das minhas aulas, pois permite-me, por exemplo, criar uma síntese comparativa sobre um determinado tema em duas obras diferentes em poucos minutos e de forma atrativa para os alunos. Ou também , muito rapidamente, gera uma ficha de leitura correspondente ao texto que eu carregar, independemente da sua tipologia.
Fiquei bastante agradada com o NotebookLM.