A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Sessão Assíncrona | Plataforma Curipod

Trabalho e Reflexão Curipod - Filomena Alcaide

Trabalho e Reflexão Curipod - Filomena Alcaide

por Filomena Cristina Graça Alcaide - Número de respostas: 0

https://curipod.com/2ce1b236-e79b-5bc6-9ef2-4ace6c75aa09/lessons/99d3098d-1776-4595-bda6-5796d2c96c9d/edit

Reflexão sobre a utilização do Curipod

Relativamente à minha experiência com o Curipod devo dizer que foi breve, e não tive tempo suficiente para explorar todas as funcionalidades com profundidade. Ainda assim, consegui perceber alguns aspetos positivos e outros que, para já, dificultaram a minha utilização da plataforma.

Uma das primeiras dificuldades que senti foi o facto de muitos conteúdos surgirem inicialmente em inglês. Isso obrigou-me a fazer várias adaptações, o que acabou por consumir mais tempo do que eu tinha disponível. Além disso, reparei que quando fazia a tradução os slides eram duplicados, o que tornava o processo menos fluido e me deixava com a sensação de estar sempre a reorganizar a aula.

Enquanto professora de Ciências Naturais, verifiquei que, ao pedir ao Curipod para criar questões ou sugestões de atividades, muitos dos termos e conceitos apresentados eram estranhos ou pouco adequados ao nosso currículo. As propostas não correspondiam às Aprendizagens Essenciais nem à forma como trabalhamos os conteúdos em Portugal, especialmente em áreas científicas onde a precisão terminológica é fundamental. Isto obriga a reformular grande parte das sugestões.

Outro ponto que me limitou foi o anonimato das respostas dos alunos. Embora compreenda que isso possa incentivar a participação, para mim é um ponto negativo porque dificulta a avaliação individual e o acompanhamento do progresso de cada aluno.

O trabalho que enviei reflete precisamente estas limitações: a dificuldade em adaptar os conteúdos ao currículo português e a necessidade de corrigir termos pouco adequados. Acabou por mostrar, de forma prática, os desafios que senti ao tentar integrar a ferramenta na minha disciplina.

Apesar destas dificuldades, considero que o Curipod tem potencial, sobretudo para atividades rápidas de revisão e momentos mais dinâmicos de interação com a turma. Nesses casos, a ferramenta funciona bem e torna a aula mais participativa.

No geral, a minha impressão é que o Curipod pode ser útil em situações específicas, mas, devido ao pouco tempo que tive para o explorar e às dificuldades que encontrei (especialmente no contexto das Ciências Naturais) ainda não consegui tirar verdadeiro partido da plataforma.