Objetivo: Explorar estratégias para motivar os alunos para a escrita através da utilização de chatbots. (Utilização do Gemini)
Prompt 1
Sugere desafios de escrita criativa para alunos do 3.º ciclo, a partir do cartoon de Muammer Olcay.
1. O Monólogo Retorcido (O Espelho Fala)
- O Gatilho: Escreve a narrativa exclusivamente do ponto de vista do espelho.
- O Desafio: O espelho não é apenas vidro; ele guarda memórias dos reflexos. O que ele viu antes? De quem é aquele reflexo perfeito que ele está a segurar? O espelho deve descrever a sensação de ter os seus "olhos" (o reflexo) apontados para a pessoa mais rica, forçando-a a ver-se como um pedinte.
- Restrição: O texto deve terminar obrigatoriamente com uma pergunta retórica sobre a identidade de quem está fora e de quem está dentro do espelho.
2. Biografia de uma Troca de Papéis (Flashback/Flash-forward)
- O Gatilho: Uma história de fundo.
- O Desafio: Explica, numa narrativa, como estas duas personagens chegaram a esta situação exata. Como é que o homem de terno ficou tão rico e como o homem de rua perdeu tudo?
- A Reviravolta: O final da história deve passar-se no futuro, dez anos depois, onde a situação se inverteu. O espelho agora é segurado pelo ex-pedinte, agora rico, e o reflexo que ele oferece é o do ex-milionário, agora arruinado. A descrição do segundo encontro deve usar os mesmos termos do primeiro, mas invertidos.
3. A Ditadura dos Adjetivos (Contraste Atmosférico)
- O Gatilho: Uma descrição focada no contraste.
- O Desafio: Escreve uma descrição da cena (máximo de 200 palavras), dividida em dois parágrafos.
- Parágrafo 1: Deve descrever apenas o homem que está em pé, usando exclusivamente adjetivos e advérbios associados a riqueza, poder, rigidez e luz.
- Parágrafo 2: Deve descrever apenas o homem sentado, usando exclusivamente adjetivos e advérbios associados a pobreza, fragilidade, penumbra e tempo.
- Objetivo: Mostrar como a escolha precisa de palavras pode criar uma atmosfera de divisão social sem sequer usar a palavra "pobre" ou "rico".
4. O Diálogo Silencioso (Narrativa de Ação)
- O Gatilho: O silêncio entre as personagens.
- O Desafio: Escreve a narrativa da ação que se segue imediatamente após o momento capturado no cartoon.
- Restrição: Não pode haver discurso direto. Todo o conflito e a resolução devem ser transmitidos através de micro-expressões (o movimento dos olhos atrás dos óculos), movimentos corporais (a tensão de um músculo, a hesitação da mão), e a interação física com o espelho e com o chapéu vazio. A história deve ter um princípio, meio e fim, mas puramente mímica e silenciosa.
Prompt 2
Faz-me cinco perguntas que ajudem os alunos a desenvolver uma personagem, da crónica “História Sem Palavras”, de Maria Judite de Carvalho.
"Desço a rua, entro no metropolitano, estendo à menina muda as moedas necessárias, aceito o rectangulozinho que ela me fornece em troca, desço a escada, espero, paciente, que se aproxime o olho mágico da carruagem subterrânea. Ela chega, para, parte. Lá dentro, o silêncio do mar encapelado, isto é, o de toda aquela ferragem barulhenta, som de não dizer nada. Na minha paragem saio, subo as escadas do formigueiro ou do túnel de toupeiras por onde andei. E sigo pela rua fora - outra rua -, entro numa loja. De cesto metálico na mão (estamos na era do metal) escolho caixas, latas e latinhas, sacos. Tudo aquilo é bonito, bem arranjado, atraente, higiénico, impessoal. A menina da máquina registadora recebe a nota, dá-me o troco. Ausente, abstrata. Verá sequer as caras que desfilam diante de si? Apetece-me dizer qualquer coisa, que o troco não está certo, por exemplo. Que me deu dinheiro a mais. Ou a menos. Não digo nada. As máquinas sabem o que fazem. As meninas das máquinas também.
Tenho, de repente, saudades do bilhete de não sei quantos tostões que dentro de alguns anos deixará de se pedir em elétricos e autocarros a um funcionário com cara de poucos amigos, do merceeiro que não nos perguntará mais como estamos nós de saúde, e a família, pois claro. Saudades do tempo das palavras, às vezes insignificativas, de acordo, mas palavras.
Volto a casa com as minhas compras, higiénicas, atraentes e silenciosas. Sinto-me no futuro. Não gosto."
Diário de Lisboa, 22-7-71
1. O Nome e a Identidade Invisível
Pergunta: Na crónica, a narradora move-se pela cidade de forma mecânica e anónima, cruzando-se com "meninas" que também parecem não ter identidade própria (a do metropolitano e a da caixa registadora). Se tivesses de dar um nome, uma idade e uma profissão a esta narradora, quais seriam? De que forma o seu trabalho quotidiano pode estar relacionado com esta sensação de solidão e de se sentir "no futuro"?
- Objetivo pedagógico: Romper o anonimato do texto e forçar o aluno a criar um perfil biográfico (background) que justifique o tom melancólico da personagem.
2. A Rotina Fora do Percurso do Metropolitano
Pergunta: O texto descreve detalhadamente o percurso entre o metropolitano, o supermercado e o regresso a casa. Mas o que acontece antes e depois? Como imaginas que é a casa para onde ela regressa com as suas compras "higiénicas, atraentes e silenciosas"? Que objetos, fotografias ou sons existem na sua sala que contrastam com o "silêncio do mar encapelado" do metropolitano?
- Objetivo pedagógico: Desenvolver a caracterização indireta da personagem através do espaço que ela habita (cenografia), ajudando a adensar a sua psicologia.
3. O Desejo de Rutura (O que ficou por dizer)
Pergunta: A narradora confessa que teve vontade de mentir sobre o troco da caixa registadora ("Apetece-me dizer qualquer coisa, que o troco não está certo...") apenas para forçar uma conversa. Se ela tivesse mesmo quebrado o silêncio e falado com a "menina ausente e abstrata", o que teria acontecido? Que segredo ou desabafo profundo estaria escondido atrás daquela simples mentira sobre o dinheiro?
- Objetivo pedagógico: Explorar o conflito interno da personagem e a sua necessidade desesperada de conexão humana num mundo altamente mecanizado.
4. O Gatilho da Nostalgia (A Memória Afetiva)
Pergunta: A personagem sente saudades de um passado onde as palavras, mesmo "insignificativas", criavam laços (como o merceeiro a perguntar pela saúde). Que memória específica da infância ou juventude desta personagem achas que despoletou este sentimento? Cria uma recordação concreta para ela: quem era o merceeiro da sua antiga rua e que palavra ou gesto dele ela recorda com mais carinho?
- Objetivo pedagógico: Treinar a técnica do flashback e a construção da memória afetiva, dando densidade histórica à personagem.
5. O Conflito com o Futuro
Pergunta: A crónica termina com uma afirmação dramática: "Sinto-me no futuro. Não gosto." Se esta mesma personagem fosse transportada para o ano de 2026, onde os bilhetes físicos e as caixas com assistentes humanos quase desapareceram a favor dos ecrãs táteis e da inteligência artificial, como reagiria ela? Que novas "batalhas" diárias travaria para manter vivas as palavras e o contacto humano?
- Objetivo pedagógico: Promover a atualização e a contextualização da personagem, obrigando os alunos a projetar os sentimentos de isolamento urbano descritos pela autora no século XX para a sua própria realidade tecnológica atual.
Reflexão Final
O bloqueio da folha em branco é um dos maiores entraves para os alunos e os chatbots são excelentes a criar propostas de escrita motivadoras, conciliando estímulos visuais (cartoons), premissas absurdas, misturas de géneros literários ou perspetivas invulgares (como dar voz a um objeto ou a um espelho). Isto transforma a escrita num jogo ou num desafio, aumentando a motivação dos estudantes.
Deste modo, os chatbots tornaram-se ferramentas aliadas de grande valor para os professores, na criação de atividades de escrita. A sua importância reside, fundamentalmente, na capacidade de personalização, eficiência e inovação pedagógica.
No entanto, o chatbot não substitui a sensibilidade do professor nem a originalidade do aluno; atua como um catalisador que eleva a fasquia da criatividade e da produtividade na sala de aula.