Gostaria de partilhar a minha reflexão critica sobre a exploração da ferramenta Curipod, estruturada com base nas orientações propostas. A minha experiência com o Curipod revelou-se bastante complexa e menos intuitiva do que esperado. Encontrei algumas limitações tecnicas significativas e uma acentuada instabilidade da plataforma, que chegou a bloquear com páginas em branco, impossibilitando a exportação do recurso de forma fluida. Em comparação com o Padlet (pela sua simplicidade estrutural) e o Gamma(pela sua rapidez e excelente design na conversão de conteúdos com IA), o Curipod apresenta uma curva de aprendizagem mais exigente.
Apesar dos constrangimentos técnicos, identifico um forte potencial nas suas potencialidades de interatividade em tempo real. A capacidade de gerar quizzes automaticos e sondagens iniciais apioadas em IA pode ser uma verdadeira mais valia em sala de aula para realizar avaliações formativas rápidas, captar a atenção dos alunos e promover a gamificação.
Em suma, embora reconheça as potencialidades do Curipod para aumentar o envolvimento dos alunos, considero, considero que, para a gestão do tempo e eficácia da minha prática pedagógica diária, o Gamma e o Padlet oferecem um ecossistema de trabalho muito mais robusto, fiável e produtivo.