O meu pedido ao ChatPDF foi o seguinte:
Age como um professor do 1.º Ciclo em Portugal e cria uma ficha de trabalho para o 2.º ano de escolaridade, sobre escrita criativa, para uma aula de 90 minutos, com base no livro colocado em anexo.
A ficha criada pelo ChatPDF:
Ficha de Trabalho – Escrita Criativa (2.º Ano de Escolaridade) Duração: 90 minutos
Objetivo: Promover a imaginação e a criatividade na escrita, inspirado na história do país das palavras.
Nome:______________ Data: ___________
1. Leitura da história
(10 minutos)
Vamos relembrar a história do país onde as palavras são caras e as crianças as apanham ao vento.
Pergunta:
- Como é que o Filipe quer contar à Sara o quanto gosta dela?
2. Atividade de imaginação: A tua palavra especial
(20 minutos)
Cada um vai criar uma palavra nova, que só tu podes usar.
Vamos fazer assim:
- Pensa numa palavra que gostarias de inventar. Pode ser uma palavra que lembre algo que gostas, como um brinquedo, um animal ou uma comida.
- Escreve essa palavra no espaço abaixo e desenha uma figura que mostre o que significa essa palavra.
Palavra inventada: ___________________ Desenho: ____________________________
3. Escreve uma frase com a tua palavra
(20 minutos)
Agora escreve uma frase usando a tua palavra inventada. Pode ser uma frase simples, como: "A minha palavra é ____________ e ela é muito especial!"
Frase: _______________________________________________
Dica: Tenta usar a tua imaginação para criar uma frase divertida ou bonita!
4. Histórias curtas com palavras mágicas
(30 minutos)
Vamos criar uma pequena história usando as palavras que inventaste e outras palavras que gostas.
Como fazer:
- Começa a história assim: "Num país mágico, existia uma palavra que só os amigos podiam dizer..."
- Usa a tua palavra e cria uma história pequena (até 8 linhas).
Exemplo: "Num país mágico, existia uma palavra especial chamada "Luzinha". Todos usavam a Luzinha para iluminar os dias escuros..."
5. Partilhar a tua história
(10 minutos)
Vamos contar a nossa história para o colega ao lado ou para a turma.
Incentive-se a partilhar com orgulho e a ouvir as histórias dos colegas.
Sugestões para avaliação:
- Participação e criatividade na invenção da palavra.
- Escrever uma frase com entusiasmo.
- Criar uma história curta com sentido e imaginação.
Parabéns pelo esforço! Lembra-te que a tua imaginação é uma palavra muito poderosa!
Reflexão:
A utilização do ChatPDF revelou-se uma ferramenta útil para a criação rápida de materiais pedagógicos, permitindo gerar propostas de atividades de forma simples e organizada. A capacidade de analisar documentos e produzir conteúdos adaptados ao tema apresentado, para mim é uma potencialidade. Relativamente às limitações, na minha opinião, referem-se sobretudo ao tamanho do documento. Não consegui colocar o pdf do livro na sua totalidade, pois automaticamente aparecia a versão paga.