A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

por Florbela Cardoso Salvador - Número de respostas: 0

SESSÃO 1

“A minha viagem... A minha descoberta”

Diário de bordo

Dia 1 – 8 de junho de 2026

Inicio hoje a minha formação e aventura sobre “A Interculturalidade na Educação: da Diversidade ao Diálogo”.

A nossa formadora, Diana Silva projetou a imagem de um barco no mar, com velas e mastro, onde se encontram cinco perguntas. Pediu-nos para escrevermos, à mão, a caneta, numa folha em branco, a resposta a cada uma delas. Vou agora procurar reproduzir fielmente num documento virtual word as minhas respostas, tal como foram escritas manualmente.

Pergunta 1: Quem sou?

O meu nome é Florbela Salvador. Sou professora de Línguas – Português, Francês e Inglês. Neste momento, sou Professora do Grupo 320 e leciono as disciplinas de Francês ao 9º ano e Português ao 8º.

O meu nome é Florbela, tal como o da poetisa Florbela Espanca. No entanto, cresci e fui escolarizada em França. Em casa, os meus pais falavam comigo e com os meus dois irmãos em português, aquela que seria, supostamente, a nossa língua materna.

Hoje sou professora de línguas, mas antes disso fui também filha de emigrantes e vivi entre duas culturas, entre dois mundos. Essa experiência permitiu-me compreender melhor os desafios, os receios e as conquistas de quem chega a um novo país, a uma nova cultura e a uma nova língua.

No meu caso, o verdadeiro choque cultural aconteceu quando os meus pais decidiram concretizar o sonho de muitos emigrantes portugueses: regressar ao seu país natal. Aos catorze anos, vim viver para Portugal, um país que, apesar das minhas raízes, não sentia verdadeiramente como meu. Foi o início de uma longa caminhada, que continua até hoje.