A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

Sónia Santos " A minha viagem... a minha decoberta"

Sónia Santos " A minha viagem... a minha decoberta"

por Sónia Cristina Madeira Santos - Número de respostas: 0

"A minha viagem... a minha descoberta"

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Iniciar a formação "A Interculturalidade na Educação" é como preparar as malas para uma viagem desafiante e enriquecedora na minha carreira profissional e no meu percurso pessoal. A educação, por si só, já é um território em constante mutação, mas quando lhe juntamos os mapas da interculturalidade, percebemos que o verdadeiro destino não é um lugar fixo, mas sim uma nova forma de olhar para o mundo e para a sala de aula.

O meu ponto de partida é a realidade de uma sociedade globalizada, onde a diversidade já não é uma exceção, mas sim a norma. Sei que nesta viagem irei cruzar-me com perspetivas diferentes, conceitos complexos e a necessidade urgente de desconstruir preconceitos. No entanto, o meu foco está bem definido no horizonte: pretendo chegar a um porto onde a inclusão não seja apenas uma palavra num documento pedagógico, mas uma prática diária viva. O meu destino final é alcançar um nível de competência cultural que me permita transformar a diversidade dos alunos num motor de partilha e enriquecimento mútuo, garantindo que cada indivíduo se sinta seguro, valorizado e validado na sua identidade.

As minhas expectativas para esta jornada são elevadas, mas realistas. Espero que esta formação funcione como um guia prático e teórico que me forneça ferramentas concretas para mediar conflitos culturais, promover o diálogo aberto e adaptar os conteúdos curriculares a uma audiência plural. Mais do que acumular teorias, espero ser desafiada a questionar as minhas próprias visões e a desenvolver uma sensibilidade apurada para detetar e combater microagressões ou exclusões no ambiente educativo.

Na minha mala de viagem, decidi levar apenas o essencial para esta travessia. Levo uma dose reforçada de empatia, indispensável para calçar os sapatos do outro e compreender realidades distantes da minha. Coloco também uma mentalidade aberta e flexível, despida de certezas absolutas, pois sei que a interculturalidade exige a capacidade de desaprender para reaprender. Por fim, levo comigo a resiliência e o compromisso com a igualdade, ciente de que edificar pontes em vez de muros exige esforço contínuo, paciência e dedicação.

Estou pronto para embarcar. Sei que o caminho transformará a minha forma de ensinar e, acima de tudo, a minha forma de ser e conviver com o outro.

Sónia Santos