A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

FORUM de DISCUSSÃO - “A Biblioteca Escolar na Era da IA”

A BE na era da IA

A BE na era da IA

por Jorge Manuel Martins Pires - Número de respostas: 1

O Papel da Inteligência Artificial na Biblioteca Escolar Atual 

1.

O vídeo fez-me refletir sobre a verdadeira revolução tecnológica que é a IA.  Validou uma ideia que já formara: que a IA não constitui uma ameaça à biblioteca escolar atual, mas uma oportunidade. E suscitou-me um novo pensamento na forma de pergunta: como fazer com que a leitura e a escrita, no seu sentido tradicional, não desapareçam, antes continuem a desempenhar as decisivas funções da expressão, descodificação, interpretação e criatividade humanas que tanto uma como outra permitem?  No meu entender, só a manutenção da leitura e da escrita no seu modo mais 'genuíno' e humano tornará possível estabelecer pontes sólidas de raciocínio e emoção entre as pessoas. 

2. 

A questão que se coloca aos professores não é se vamos usar a IA, ou sequer se o devemos fazer, mas sim como o fazer.  E, acrescento, o desafio é enorme!

Em resposta a 'Jorge Manuel Martins Pires'

Re: A BE na era da IA

por Ana Sofia Alfaiate Cabeleira -
Concordo com a ideia de que a IA deve ser encarada como uma oportunidade e não como uma ameaça para a biblioteca escolar. A preocupação com a preservação da leitura e da escrita é muito pertinente, pois são estas competências que sustentam o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de comunicação. Também partilho da ideia de que o grande desafio dos professores não está em decidir se utilizam a IA, mas em encontrar formas pedagógicas e éticas de a integrar na aprendizagem.