A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Fórum de Debate Ético em Inteligência Artificial

A Utilização da Inteligência Artificial na Educação

A Utilização da Inteligência Artificial na Educação

por Susana Maria Gomes Pereira - Número de respostas: 2

A Utilização da IA educação apresenta desafios éticos profundos, uma vez que pode levar à perda de autonomia e pensamento crítico. A dependência da IA no ambiente escolar para a redação, resolução de problemas e tomada de decisões  " atrofia" a capacidade analítica e a criatividade dos estudantes.

A substituição do professor por tutores virtuais reduz a interação humana, a empatia, essencial para o desenvolvimento socioemocionais ético dos alunos.

Como professora de filosofia sinto uma preocupação constante, pois perante um texto mais reflexivo os alunos não conseguem interpretar e redigir muito menos. Só redigem com o apoio constante da Inteligência Artificial.

Por isso acho que deveremos colocar limites à utilização da IA na educação.

Em resposta a 'Susana Maria Gomes Pereira'

Re: A Utilização da Inteligência Artificial na Educação

por Marcos Bazmandegan -
Obrigado pela reflexão. A questão que me ocorre ao lê-la é saber se será realmente possível impor limites a essa utilização. Até que ponto conseguiremos restringi-la quando todo o impulso da sociedade parece apontar para uma adoção cada vez mais constante e generalizada dessas ferramentas?
Em resposta a 'Susana Maria Gomes Pereira'

Re: A Utilização da Inteligência Artificial na Educação

por Ana Daniela Ferreira Pinto Sampaio -
Concordo em tudo com a sua reflexão e como professora de Ciências Naturais e Biologia também me deparo cada vez mais com uma dependência exagerada da IA e perda de pensamento crítico e criatividade por parte dos alunos. A criatividade permite olhar para fenómenos de forma diferente. Criar uma hipótese exige imaginar explicações possíveis para um fenómeno observado, o que envolve pensamento divergente. No entanto, penso que impor limites não será o ideal nem tangível, mas aliar a IA à Educação, ensinar a usar a IA de forma mais consciente e crítica. É necessário cada vez mais abordar com os alunos as questões éticas com a IA, como a privacidade dos dados, a transparência dos algoritmos e a integridade académica.