A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

O início da viagem

O início da viagem

por Zélia Filomena Branco - Número de respostas: 0

Sou professora de História e História da Cultura e das Artes há 22 anos e pertenço ao Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas. Esta escola está sediada num dos concelhos mais frágeis e multiculturais do país, a cidade de Setúbal, numa zona particularmente vulnerável do ponto de vista social, económico e cultural.

No entanto, não posso afirmar que enfrente frequentemente grandes desafios decorrentes da diversidade cultural existente. Contudo, podem surgir, por vezes, alguns "ruídos" na comunicação, diferentes formas de estar e de ser, o que exige uma atuação responsável de toda a comunidade escolar para acompanhar, apoiar e integrar aqueles que chegam à nossa escola e também aqueles que são os seus pares, que igualmente merecem acompanhamento e, sobretudo, a consciência de que podem contribuir muito para acolher quem, num momento particularmente importante da sua vida, necessita de ser recebido e integrado.

Como professora deste agrupamento, desempenho igualmente o papel de mediadora cultural, uma vez que sou frequentemente desafiada a mediar conflitos que possam surgir em resultado desta integração e das relações entre os alunos. Cabe a cada um de nós, enquanto professores, contribuir para a construção de pontes de entendimento, diálogo, tolerância e aceitação da diferença, através de práticas que vão ao encontro das necessidades específicas da escola onde exercemos funções.

A interculturalidade faz, por isso, parte do meu quotidiano enquanto docente numa escola multicultural, onde convivem diferentes culturas, experiências de vida e formas de aprender. Vejo a imigração e a presença de migrantes como uma oportunidade de enriquecimento humano, social e cultural.