Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Destinado a: Professores do Grupo 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Vanessa Martins - Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 26, 27, 28 e 29 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 26, 27 e 28: Das 18h:30 às 20h:30 (Síncronas)
Dia 29: Das 18h:30 às 21h:30 (Síncronas)
+ 6 horas assíncronas
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
Recuperar os principais alicerces históricos da retórica e da teoria da argumentação;
-Identificar os conceitos fundamentais da teoria da argumentação contemporânea;
-Analisar tecnicamente processos argumentativos, reconhecendo estruturas, tipos e falácias;
-Produzir, defender, avaliar e reformular argumentos bem estruturados, de forma oral e escrita;
-Desenvolver estratégias para dinamizar debates e exercícios de argumentação em sala de aula;
-Aplicar técnicas de análise crítica a textos filosóficos, mediáticos e audiovisuais;
-Estimular o pensamento crítico e a capacidade de diálogo nos alunos;
-Integrar a leitura crítica da linguagem icónica e audiovisual nos processos de ensino-aprendizagem.
Conteúdos da Ação:
1. Fundamentos históricos da argumentação
• Retórica, sofística e filosofia
• O problema da verdade
2. Contextos sociopolíticos da argumentação
• Retórica, opinião e democracia
3. Teoria da argumentação contemporânea
• O que é um argumento?
• Princípios do bom argumento: relevância, aceitabilidade, suficiência, refutação
• O mau argumento e as falácias
4. O ensaio filosófico e o debate )
• Tese, contraposição e crítica
• Técnicas de expressão oral e escrita
• Preparação e dinamização de debates
-Trabalho assíncrono
Técnicas de análise e produção argumentativa
Exercícios de construção e desconstrução de argumentos
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%