Curso de Formação | Integrado na Base de Formação RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores..
Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores..
Maria de Fátima Correia- Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 15, 22 e 29 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
+ 6 horas assíncronas
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
1. Refletir sobre os desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-os com a emergência de novas literacias.
2. Sensibilizar os docentes para o valor e o impacto das literacias no percurso escolar dos alunos;
3. Melhorar as competências dos formandos no ensino integrado das literacias digitais, da leitura, dos media e da informação e na experimentação de metodologias que o favoreçam;
4. Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio das literacias e de apoio ao currículo;
5. Relacionar os perfis de desempenho do referencial RBE com as aprendizagens preconizadas pelas orientações, programas e metas curriculares existentes.
6. Desenvolver práticas de trabalho colaborativo a partir das orientações curriculares, dos projetos das escolas, dos planos das turmas, de modo a incluir a biblioteca e os seus recursos no trabalho escolar e nas atividades letivas;
7. Valorizar as bibliotecas escolares como instrumento de formação pessoal e profissional dos docentes e espaço de partilha e de relação com as famílias e as comunidades, motivando para o seu uso.
Conteúdos da ação:
Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação.
Exploração da plataforma do centro de formação.
O conceito de literacia e sua evolução através dos tempos.
Níveis de literacia e suas relações com variáveis sociodemográficas.
Diferentes tipos de literacia: literacia de leitura, numérica/numeracia, digital, científica e dos media.
A biblioteca escolar como lugar físico e virtual de diversificação das fontes e recursos de informação de apoio ao currículo e como espaço de transversalidade para a inclusão escolar e social.
Análise SWOT.
A gestão do currículo no contexto dos planos das turmas (Orientações curriculares, áreas transversais, DAC…)
O referencial Aprender com a biblioteca escolar – breve familiarização.
Oportunidades para a articulação do currículo com a biblioteca escolar nas três áreas do Referencial.
Exemplos de aplicação.
Projetos de desenvolvimento das literacias: planificação, execução e avaliação colaborativa.
O apoio da biblioteca escolar para dinamização de atividades da turma – elaboração de um projeto de articulação curricular.
O apoio da biblioteca escolar para dinamização de atividades da turma – elaboração de um projeto de articulação curricular.
Apresentação de projetos de articulação curricular com a biblioteca escolar pelos formandos.
Partilha de reflexões.
Avaliação da ação.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%