Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290 e 410.
Destinado a: Professores dos Grupos 290 e 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290 e 410.
Marcos Daniel Santos Bazmandegan - Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 19, 20, 21 e 22 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Nº Horas: 12 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Compreender a importância da dimensão religiosa no ser humano e na sociedade
• Caracterizar a Filosofia da Religião enquanto área prescritiva e prática da Filosofia
• Contribuir para o domínio e aplicação do vocabulário específico da Filosofia da Religião
• Analisar as diferentes perspetivas acerca do conceito de Deus e do sagrado.
• Explicitar o conceito teísta de Deus.
• Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
• Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.
• Caracterizar a posição fideísta de Pascal.
• Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.
• Clarificar o argumento do mal de Leibniz.
• Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz.
Conteúdos da Ação:
1. A Religião
1.1. Introdução
1.2. Experiência Religiosa
1.3. As dimensões pessoal e social das religiões
1.4. As Grandes Religiões
2. O problema da existência de Deus e a sua importância filosófica
2.1. o conceito teísta de Deus.
2.2. os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
2.3. Análise crítica a estes argumentos sobre a existência de Deus
2.4. A posição fideísta de Pascal
2.5. Análise crítica a posição fideísta de Pascal
3. O problema do Mal
3.1. Perspectivas
3.2. O argumento do mal de Leibniz
3.3. Análise crítica do argumento do mal de Leibniz
4. Religião, razão e fé - tarefas e desafios da tolerância
4.1. Tolerância e Intolerância
4.2. A paz mundial e o diálogo inter-religioso
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%