Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e, ao abrigo do artigo 3º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro (alterado pelo Despacho nº 4840/2023, de 21 de abril, que introduziu atualizações ao regime aplicável a estas formações), de acordo com o ponto 1, alíneas c) e d), a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.ª) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
--Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e, ao abrigo do artigo 3º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro (alterado pelo Despacho nº 4840/2023, de 21 de abril, que introduziu atualizações ao regime aplicável a estas formações), de acordo com o ponto 1, alíneas c) e d), a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.ª) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Sónia Gonçalves -Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 23, 24 e 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 23 de Janeiro: 19h:00 – 21h:00 (Síncronas); 21h:00 – 22h00 (Assíncronas)
Dia 24 de Janeiro: 9h30 -12h30 (Síncronas); 12h30 - 13h30 (Assíncronas)
Dia 31 de Janeiro: 9h30 -13h30 (Síncronas); 13h30 - 14h30 (Assíncronas)
Dia 7 de Fevereiro: 9h30 -13h30 (Síncronas); 13h30 - 15h30 (Assíncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
Abordar a questão da Igualdade de Género nas suas diferentes dimensões e contextos; Modificar a perspetiva existente sobre papéis de género; Formar professores e educadores para que estes introduzam na sua prática pedagógica instrumentos, técnicas e atividades consciencializadoras e promotoras da Igualdade de Género; Promover o debate e a consciência crítica sobre questões relacionadas com a Igualdade de Género; Reconhecer a importância da coeducação para a cidadania como fator preventivo da desigualdade de Género; Perspetivar a Escola como lugar privilegiado para a promoção da Igualdade de Género; Operacionalizar estratégias para a promoção da Igualdade de Género em contexto escolar.
Conteúdos da ação:
1.A ORDEM SOCIAL DE GÉNERO
(Dos pontos d. e e. pode ser escolhido apenas um
a. Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres
b. Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres
c. Papéis sociais de género e organização social
d. Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais directas e
indirectas; violência de género
e. (As)simetrias e (des)igualdades entre mulheres e homens e implicações para a vida individual e colectiva
2. GÉNERO, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO
a. As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo...)
b. Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias
c. Género, saberes e competências: conhecimento e memória
3. ÁREAS E DIMENSÕES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA
(são obrigatórias pelo menos duas alíneas)
a. Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos
b. Género, autonomia, (cor)responsabilidade e liderança
c. Género, corpo, saúde e cuidado
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%