Curso de Formação
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº5, releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº5, releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Datas: Dias 5, 6, 7 e 9 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 5 e 9: das 18h30 às 20h30;
Dia 6 e 7: das 18h30 às 21h00
+ 6 Horas de trabalho assíncrono.
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Identificar as principais orientações dos documentos estruturantes — Perfil dos Alunos, Estratégia de Educação para a Cidadania e Quadro Estratégico da RBE — para compreender o papel da biblioteca escolar na promoção da cidadania.
• Explorar os recursos da RBE e outros materiais que suportam o trabalho da BE em articulação com os domínios da cidadania e o currículo.
• Criar propostas de articulação com a biblioteca escolar, com base na educação para a cidadania, em temas como literacia digital, ambiental, financeira, social e mediática.
• Incentivar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com impacto social, cultural e educativo.
Conteúdos da ação:
Módulo 1 – A Biblioteca Escolar como Espaço de Cidadania
• A missão da BE no contexto da cidadania e das literacias
• Identificar e compreender as principais orientações do Perfil dos Alunos, da Estratégia de Educação para a Cidadania e do Quadro Estratégico da RBE
• “O que significa, para mim, uma Biblioteca Cidadã?”
Módulo 2 – Temas e Recursos da Cidadania: Curadoria com sentido
• Conhecer e analisar recursos da RBE associados a temas da cidadania
▪ Literacia digital (LEME, MILD)
▪ Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e Intervir
▪ Literacia financeira(…)
• Criar coleções digitais temáticas com intencionalidade pedagógica
Módulo 3 – Identificar livros e recursos digitais para apoio a projetos de cidadania
• Apresentar propostas de leitura crítica e escrita criativa ligadas a temas da cidadania.
• Explorar práticas de mediação leitora cidadã
Módulo 4– Laboratório de Cidadania: da Ideia à Prática
• desenvolver o esboço de um projeto
• Refletir sobre formas de envolver alunos, professores e comunidade
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DecretoLei nº 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo
20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%