Curso de Formação | Integrado na Base de Formação RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento
Destinado a: Todos os grupos de docência.
- Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores.
Eugénio Oliveira -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 24, 26 e 27 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 24: 9h30 – 11h:30 (Síncronas) 11h30 – 13h30 (Assíncronas) ; 17h00 – 19h:00 (Síncronas) 19h00 – 20h00 (Assíncronas)
Dia 26: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas) 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Dia 27: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas) 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 25 Euros
Educadores e Professores não associados - 50 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
1. Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento;
2. Fornecer as bases necessárias para a prática com qualidade do diálogo e do relacionamento interpessoal;
3. Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição;
4. Desenvolver a consciência da necessidade do perguntar como processo para o conhecimento.
5. Promover a participação no exercício de um pensar em “comunidade de investigação”/questionamento.
6. Criar condições para a troca e reflexão conjunta de experiências e de metodologias e materiais didáticos.
7. Desenvolver a autonomia reflexiva, a consciência humanista, ética e cívica;
Conteúdos da ação:
1. A PRÁTICA DA FILOSOFIA NA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
1.1. A natureza do Filosofar.
1.2. O desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e éticas.
1.3. O desenvolvimento da ética do cuidado.
2. A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO:
2.1. O questionar com a comunidade de investigação: os ses e os porquês
2.2. O Pensar um com os outros.
2.3. A função das ideias: As hipóteses e as objeções.
3. O DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE UMA SESSÃO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
3.1. Sobre uma pergunta;
3.2. Sobre um texto/conto/história.
3.3. Sobre um filme/curta metragem.
3.4. Sobre uma experiência mental/social/dilema.
3.5. Sobre um objeto.
3.6. Sobre uma imagem/obra de arte.
4. A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DOS FACILITADORES DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
4.1. As estratégias do questionamento Filosófico.
4.2. A Gestão do Diálogo em comunidade de investigação.
4.3. A avaliação dos impactos pedagógicos do projeto educativo de Filosofia para Crianças.
5. REALIZAÇÃO DA FICHA DE TRABALHO/PLANO DE SESSÃO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%